Nos últimos dias, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) tem recebido um aumento significativo de denúncias relacionadas a golpes envolvendo o pagamento do IPVA através do Pix. Proprietários de veículos têm sido contactados por meio do Whatsapp e e-mail, recebendo ofertas de descontos de até 40% caso optem por quitar o imposto e a taxa utilizando essa modalidade de pagamento.
No entanto, o Detran-GO esclarece que, no estado de Goiás, ainda não é possível realizar o pagamento de tributos e taxas via Pix.
Com a proximidade do vencimento do licenciamento anual 2023, é crucial que os usuários estejam atentos para não se tornarem vítimas desses golpes. O Detran-GO informa que as formas de pagamento atualmente aceitas são boleto bancário ou Documento Único de Arrecadação (DUA), os quais devem ser acessados diretamente pelo aplicativo Detran GO ON ou pelo site oficial do órgão.
O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, ressalta a importância de buscar sempre os canais oficiais para emitir boletos, evitando assim possíveis prejuízos financeiros. Ele destaca que “o dinheiro que vai para o bandido não volta mais”. Além disso, Waldir menciona que em casos específicos de negociação com empresas credenciadas, os débitos podem ser parcelados no cartão de crédito.
Diante do aumento dos golpes envolvendo o pagamento do IPVA via Pix, é fundamental que os proprietários de veículos estejam alertas e adotem medidas preventivas para evitar cair nessas armadilhas. Ao receber qualquer oferta de desconto ou solicitação de pagamento por essa modalidade, é aconselhável verificar a veracidade da informação junto ao Detran-GO, utilizando os canais oficiais disponibilizados pelo órgão.
O Detran-GO reforça a importância de realizar o boletim de ocorrência na Polícia Civil caso seja vítima desse tipo de crime. Além disso, também é possível registrar denúncias na Ouvidoria do órgão, através do link disponibilizado em seu site oficial.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.