Entrevista com a médica infectologista Sheila Paiva: o amor pela Medicina e a arte de tratar e cuidar das pessoas na sua integralidade e individualidade
Confira a entrevista exclusiva parte da Coluna de Delson Carlos, do Jornal Diário de Aparecida
Dra. Sheila de Almeida Santos Paiva, médica infectologista, especialista em Clínica Médica pelo Hospital Alzira Velano – UNIFENAS e Infectologista pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto – USP. Mestranda UNIFESP. Sou Pós-graduada em Gestão na área da Saúde, Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa pelo Sírio Libanês e The Beryl Institute, especialista em Liderança e Gestão Organizacional pelo IPOG, Lider Mentora – 3 UP talentos e pós-graduanda em Negócios na Saúde pela Fundação Don Cabral.
DC – Quais doenças podem ser tratadas por um Médico Infectologista?
SP – O Médico Infectologista trata doenças infecciosas que podem ser bacterianas, virais, fúngicas, Micobactérias tuberculosas e Não tuberculosas e os protozoários (vermes), além de ser a especialidade responsável pelas orientações sobre Vacinas. É a especialidade que trata doenças como: Meningite, Sinusites, Infecções de pele, Sepse, COVID -19, Gripe, HIV, Tuberculose, Dengue, Sarampo, Catapora, Herpes Zoster, Malária, Etc.
DC – Quais as áreas relacionadas para um Médico infectologista?
SP – A especialidade é bem complexa e bem abrangente com várias áreas de atuação. O Médico Infectologista pode atuar como Médico assistencial atendendo pacientes hospitalizados, ambulatoriais os nos consultórios. Podem assumir cargo de Gestão como, por exemplo, no Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde – SCIRAS que é o setor que estrutura e prática boas práticas com foco na prevenção das Infecções Hospitalares e trabalha com uma equipe multidisciplinar formada por Enfermeiros, médicos de diversas especialidades, Farmacêuticos, Administrador Hospitalar, Microbiologista e assim, constituem uma comissão de Controle de Infecção em um estabelecimento de Saúde. Podem atuar como preceptores, coordenadores de alas ou setores, atuantes como pareceristas em UTI e pesquisadores.
DC – Conte um pouco a respeito da sua trajetória profissional.
SP – Sou formada há 25 anos e há 21 anos atuante como Médica Infectologista e tive a oportunidade de atuar como preceptora orientando alunos e residentes no Hospital de Doenças Tropicais, além da atuação em Unidade de Terapia Intensiva seja como coordenadora da Infectologia ou parecerista, coordenadora de Serviço de Controle de Infecção, atuação na Gestão da Qualidade como coordenadora dos protocolos clínicos e permaneci atuante no HDT por 11 anos. Como empreendedora sou CEO da empresa NIRAS – SOLUÇÕES EM SAÚDE que está atuante no mercado desde 2012 com foco inicial em consultoria em CCIH, Segurança do Paciente e Gestão da Qualidade – Prestação de serviços em hospitais de Cirurgia Plástica, Oftalmológicos, Hospital Geral, UTI, Clinica de Hemodiálise, Clinicas Radiológicas.
Atualmente, o foco de atuação da empresa está centrado na atuação da Dra. Sheila Paiva como gestora e executiva na área da saúde. Fui coordenadora da CCIH do HUGO no período de 2020 a 2022. Estou num momento de transição de carreira e me posiciono no mercado como Gestora e Executiva na área da saúde. Mantenho meus atendimentos no consultório, porém com atuação reservada para tratar e cuidar dos pacientes com infecção após procedimentos estéticos cirúrgicos e não cirúrgicos e infecções protéticas. Sou palestrante e falo sobre Gestão na Saúde baseada em Valor e Eficiência, Experiência do Paciente e Cuidado Centrado nas Pessoas, liderança, bem-estar, pessoas e uma vida além da medicina. Sou produtora do Podcast – Entre Nós com Dra. Sheila Paiva e produtora do canal musical – Pod&Entrar com Dra. Sheila Paiva.
DC – Quem é Sheila?
SP – Sou uma mulher baiana, mãe, esposa, médica realizada, gestora e executiva engajada, proativa, inovadora. Sou amante da vida, das pessoas, da arte e da música.
DC – O que faz nas horas de folga?
SP – Lazer com a minha família, adoro ouvir música, cantar, tomar vinhos e encontrar bons amigos, além de viajar.
DC – Sei que você também tem uma aptidão pela música, como surgiu?
SP – Sempre fui muito envolvida com a arte quando morava em Salvador. Fazia parte de grupo de teatro e dança e sonhava ser uma cantora de axé, afinal vivia intensamente esta realidade. Em 1992 tive que abandonar os meus compromissos com a arte para dedicar para o vestibular. Fui aprovada em medicina em 1993 e o meu amor pela arte e principalmente pelo canto ficou adormecido. Retomei as aulas de canto em 2017 como um hobby e durante a pandemia de COVID-19 utilizei a música para emanar boas energias para os meus pacientes, amigos e seguidores nas redes sociais e foi tão incrível que resolvi profissionalizar e me sinto muito feliz e realizada. Hoje dedico horas durante a semana com preparador vocal e fonoaudiólogo para aperfeiçoamento e cuidado da voz. Participo de eventos musicais e estou me preparando para viver um grande desafio musical em breve.
DC – Tem algum gênero musical de sua preferência? Algum cantor e/ou compositor preferido?
SP – Adoro MPB, Jazz, Soul Music, Rock pop nacional e internacional. Adoro a voz e a interpretação da Maria Bethânia, Ivete Sangalo é a minha musa inspiradora – Um talento ímpar! Caetano e Gil fazem parte da minha playlist diária. A Rita Lee me inspira no Rock pop. Vamos considerar que os talentos musicais nacionais e internacionais dos anos 80 e 90 eram incríveis e marcaram a nossa geração.
DC – Uma mensagem para os leitores como médica e como Sheila.
SP- O segredo do sucesso é fazer coisas comuns extraordinariamente bem. O equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é necessário para uma vida feliz. Acredite nos seus sonhos. plante-os, cultive-os que a colheita virá.
Por: Delson Carlos – [email protected]