Goiânia 90 anos: Rogério Cruz requalifica o Centro
''Programa Centraliza'' já tem ações para início imediato, como instalação de 80 novos abrigos em pontos de ônibus, inclusão do Mercado Central como ponto de atendimento do refis, recapeamento asfáltico, troca de iluminação e retirada de fios irregulares
Para marcar os 90 anos da Capital, o prefeito Rogério Cruz lança o Programa Centraliza para requalificação do Setor Central. Já foram definidas ações com início imediato, como a instalação de 80 novos abrigos em pontos de ônibus na região, inclusão do Mercado Central como ponto de atendimento do Refis, recapeamento asfáltico, troca de iluminação e retirada de fios irregulares por meio do Programa Cidade Segura.
Durante entrevista coletiva ontem (23/10), na Estação Ferroviária, o prefeito Rogério explicou que o Programa Centraliza já está em andamento e é dividido em sete eixos temáticos, com o objetivo de promover ações voltadas à moradia, lazer, trabalho, comércio, educação e investimentos.
“Nesta semana já começam os trabalhos de retirada de fios irregulares na região central”, anunciou. Durante a apresentação à imprensa, com a presença de moradores do Centro e representantes de associações, o prefeito explicou que as ações foram idealizadas em conjunto, por meio de parceria entre a Prefeitura de Goiânia, população e associações empresariais.
”A partir do Grupo de Trabalho de Fomento Econômico que nós criamos com a Sefin, Seplanh e Se-dec, a prefeitura realizou diagnósticos e elaborou propostas de soluções para o Centro de Goiânia. Conversamos com associações, grupos de empreendedores e inclusive durante as reuniões bimestrais que temos com o Fórum Empresarial e setor produtivo”, explicou.
Inicialmente, o projeto contemplaria apenas o Manto de Nossa Senhora, como é denominado o traçado do centro histórico de Goiânia, mas a gestão municipal ampliou o projeto para valorizar todo o Setor Central.
“Reconhecemos uma urgente necessidade de retomada econômica da região, para que ela seja atrativa ao setor produtivo e também para estimular a moradia. Nosso desejo é tornar o Centro de Goiânia um espaço onde as pessoas possam morar, trabalhar, estudar e ter seu momento de lazer junto aos amigos”, pontua o prefeito.
A iniciativa tem como objetivo solucionar problemas de segurança pública, infraestrutura, mobilidade, bem-estar, lazer e convivência, falta de atrativos e ausência de pessoas. Para isso, contempla ações como o novo conceito de área azul; implantação de câmeras de segurança; criação e revitalização das ciclofaixas; revitalização da sinalização turística; ativação do teleférico do Mutirama; revitalização dos prédios em Art Déco; requalificação dos mercados municipais; realização de atividades esportivas, como corridas de rua e passeios ciclísticos, todos os domingos; modernização da iluminação e remoção de fios irregulares.
Iniciativa prevê revitalização de espaços com importância histórica
O Centraliza prevê a revitalização de espaços com importância histórica, cultural e econômica para Goiânia e o Setor Central, como o Bosque dos Buritis, Grande Hotel, Edifício Parthenon e mercados populares. O Jóquei Clube vai receber ações de requalificação, como espaço gastronômico e sede definitiva da Secretaria Municipal de Esportes.
Seguindo o modelo do Programa Adote uma Praça, também será desenvolvido o Adote uma Viela, para que empresas e organizações interessadas busquem fazer parte de projetos técnicos, disponibilizados pela prefeitura, para manutenção e revitalização de vielas.
Benefícios fiscais
O projeto inclui ainda benefícios fiscais para comerciantes que readequarem as fachadas e engenhos publicitários, como a isenção do IPTU sendo 100% por três anos e 40% por mais dois anos. Os imóveis comerciais que passarem por processos de retrofit, restauração que preserva a arquitetura original, receberão 100% de isenção do IPTU por cinco anos e 40% por mais três anos.
Já os imóveis comerciais das áreas de potencialidades econômicas receberão isenção total do ITBI nas transmissões registradas no cartório competente dentro de um prazo máximo de cinco anos.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.