O governador Ronaldo Caiado autorizou a reforma estrutural do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Lyceu de Goiânia, situado no Centro da capital goiana. Com quase 90 anos de história, o prédio, tombado como patrimônio desde 2005, será completamente revitalizado com um investimento de R$ 13,5 milhões.
A reforma incluirá não apenas a restauração do edifício, mas também a readequação de sua estrutura. Um dos pontos destacados no projeto é o resgate da cor original do prédio histórico. Durante o período das obras, a unidade escolar permanecerá fechada, e os alunos terão aulas em um prédio temporário localizado nas proximidades, no Centro de Goiânia.
O Colégio Lyceu de Goiânia, que funciona atualmente como Cepi, é reconhecido como uma das instituições de ensino mais antigas da capital. Apesar de sua importância histórica, nunca passou por uma reforma completa. Parte do prédio é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2003, o que exige a execução dos serviços por empresas especializadas em restauro arquitetônico, após estudos técnicos e aprovação do órgão.
Além da restauração do edifício, o projeto prevê a transformação do Lyceu em um colégio de referência em ensino bilíngue. Após a conclusão das obras, a escola oferecerá ensino de língua portuguesa e francesa, fruto de uma parceria com a embaixada da França. O consulado francês comprometeu-se a disponibilizar sua equipe para apoiar os alunos que se destacarem na língua francesa, oferecendo-lhes a oportunidade de imersão na França ao concluir o ensino médio.
Durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço, o governador Caiado ressaltou a importância dos investimentos na educação pública de qualidade. Ele afirmou que a reforma do Lyceu é ”parte de seu compromisso em proporcionar à população de Goiás a melhor educação pública do país”.
Personalidades da política e da história goiana que estudaram no colégio participaram da solenidade no Lyceu. Dentre elas, os ex-governadores Irapuã Costa Júnior e Alcides Rodrigues. Também o ex-prefeito e atual superintendente do Iphan, Pedro Wilson, os deputados federais Zacharias Calil e José Nelto. No Lyceu também estudaram personalidades como o ex-prefeito Nion Albernaz e o ex-ministro Henrique Meirelles, além de escritores e artistas reconhecidos.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.