O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início, nesta segunda-feira (27/11), ao teste público de segurança das urnas eletrônicas destinadas às eleições municipais de 2024. Esta prática, realizada desde 2009, permite que especialistas em tecnologia da informação analisem os equipamentos responsáveis pela coleta e transmissão dos votos dos eleitores.
Na sétima edição desses testes, os investigadores inscritos terão a oportunidade de examinar os firmwares das urnas, que são os programas encarregados de controlar as peças eletrônicas dos equipamentos, bem como o sistema responsável pela apuração e votação.
Quarenta especialistas, incluindo seis mulheres, voluntariamente se inscreveram para participar dos testes, executando 34 planos de avaliação nas instalações do TSE até a próxima sexta-feira (1°/12).
Em 2021, durante os testes prévios às eleições daquele ano, foram identificados pontos vulneráveis na urna eletrônica. O TSE assegura que essas falhas foram corrigidas em maio do mesmo ano, antes do pleito, e ressalta que não houve violação do sigilo do voto ou da totalização da apuração. (Agência Brasil)
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp