Número de atendimentos médicos de urgência cresce a cada ano em Goiânia
Nos últimos três anos, foram realizados 3.029.756 serviços na área da saúde
A Prefeitura de Goiânia ampliou, na atual administração, o número de atendimentos de urgência e emergência na rede municipal de saúde. Em 2021, primeiro ano da gestão do prefeito Rogério, foram realizados 817 mil atendimentos. Em 2022, como resultado da ampliação da oferta de serviços, o número de atendimentos superou a marca de um milhão. No ano seguinte, município fechou o balanço com mais de 1,1 milhão de atendimentos em unidades de urgência e emergência.
Situadas em todas as regiões da cidade, as unidades de urgência realizaram os atendimentos e procedimentos médicos conforme a classificação de risco dos pacientes adultos e de pacientes que necessitaram de atendimento nas áreas de pediatria, ortopedia e psiquiatria.
Ao todo, durante os últimos três anos, foram realizados 3.029.756 atendimentos nas unidades que atendem 24 horas. O prefeito Rogério atribui o número recorde às ações desenvolvidas pela administração municipal para segurar uma resposta rápida e bem coordenada às demandas dos pacientes. “Apesar dos desafios diários, a rede de saúde de Goiânia é integrada e assegura assistência especializada nos casos de maior urgência”, explica.
Secretário municipal de Saúde de Goiânia, Wilson Pollara ressalta que a rede de urgência é voltada para o atendimento de situações que necessitam de procedimentos imediatos, como hipertensão, quedas com suspeita de fratura, febre alta, cólicas renais, falta de ar intensa, convulsões e dores no peito. “A rede de urgência e emergência é uma prioridade e trabalhamos para fortalecer e ampliar a capacidade de atendimento para garantir que cada pessoa receba a assistência necessária no momento certo”, destaca.
Sistema integrado
O sistema de urgência e emergência é robusto, garante assistência em casos graves, é integrado à Central de Regulação do Município e divide o atendimento por grupos. Para o público infantil, os serviços são disponibilizados no Cais Campinas, nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) Dr. Paulo de Siqueira Garcia, Itaipú e Maria Pires Perillo.
Para os adultos, a rede de urgência atende nos Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Amendoeiras, Bairro Goiá, Cândida de Morais, Campinas, Finsocial e Vila Nova. A população adulta pode procurar atendimento também nos Centros Integrados de Atenção Médico Sanitária (Ciams) Novo Horizonte e Urias Magalhães e nas Upas Jardim América, Dr. Paulo de Siqueira Garcia, Maria Pires Perillo, Itaipú e Novo Mundo.
Nos casos de urgência, o atendimento ortopédico é oferecido no Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof), no Setor Aeroviário, e em outras duas Upas: Itaipú e Maria Pires Perillo. A rede disponibiliza, ainda, atendimento 24 horas por dia no Pronto-Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc.
Sintomas leves
Para situações com sintomas leves, os pacientes devem procurar a rede de atenção primária, que é porta de entrada da rede municipal de saúde. Goiânia conta com 75 unidades para atendimentos de sintomas gripais, dores abdominais, mal-estar, conjuntivite e diabetes.
São, ao todo, 53 Unidades de Saúde da Família (USF) e 21 Centros de Saúde (CS), onde também são ofertadas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), compostas por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
Mais informações sobre a rede de atenção primária e de urgência e emergência, a relação das unidades e os canais para marcação de consultas podem ser acessadas através do site goiania.go.gov.br/urgenciaemergencia. No endereço eletrônico, as pessoas podem entender sobre o funcionamento do teleconsulta e ter acesso a detalhes do aplicativo Saúde Fácil para a marcação de consultas.
Número de atendimentos em 2021:
Atendimento infantil – 62.306
Atendimento adulto – 754.851
Total de atendimento – 817.157
Número de atendimentos em 2022:
Atendimento infantil – 125.978
Atendimento adulto – 969.224
Total de atendimento – 1.095.202
Número de atendimentos em 2023:
Atendimento infantil – 137.650
Atendimento adulto – 969.747
Total de atendimento – 1.107.397
Da Redação