Cerca de 100 municípios goianos, apontados como alto e médio risco para dengue e chikungunya, receberam mais de R$ 270 mil em produtos como dipironas (comprimido, sólida e injetável), soros (cloreto de sódio injetável) e sais de hidratação, repelentes, equipamentos de proteção individual, cartões para controle dos casos, além de materiais impressos informativos e educativos.
O Governo de Goiás destinou, ao todo, mais de R$ 5 milhões aos municípios para aquisição de medicamentos para tratamento da doença que se espalha pelo estado. No dia sete deste mês (7/2), o governador Ronaldo Caiado expressou sua preocupação com o número crescente de casos de dengue em Goiás, e solicitou à ministra de saúde, Nísia Trindade, recursos financeiros para que todos os municípios conseguissem se organizar no combate à dengue.
De acordo com o secretário de estado da saúde, Rasível dos Reis, a hidratação dos pacientes, com soros e sais de hidratação, é uma das formas mais eficientes no combate à doença, e acrescentou que as medidas, apresentadas pelo governador, podem evitar o agravamento do estado de saúde, e reduzir as internações.
Segundo o coordenador de Administração de Estoques, Victor Paulo Faria Santos, as demandas de mais produtos são atendidas em fluxos mensais, de forma ordenada, em parceria com a Gerência de Apoio Administrativo e Logístico (Geaal), e envolvem insumos e medicamentos também de outros programas, como os de tuberculose, hanseníase, saúde da mulher, entre outros atendidos na atenção primária.
Até a quarta-feira passada (7/2), Goiás havia registrado 23.258 casos confirmados, e 4 mortes por dengue. Na quinta-feira (8), o Governo Federal reconheceu situação de emergência por doenças infecciosas virais no Estado de Goiás.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp