O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União-GO), confirmou nesta sexta-feira (16/2) que estará presente em ato organizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que acontece na Avenida Paulista, em São Paulo, no próximo dia 25 de fevereiro. A manifestação é defendida por Bolsonaro como um espaço importante para defender suas ações enquanto político e das investigações da Polícia Federal.
O ex-presidente usou suas redes sociais para compartilhar um vídeo onde aparece vestido com a camisa oficial da Seleção Brasileira, e faz um apelo aos seus apoiadores para que estejam presentes na data combinada. “Será um ato pacífico em nome do nosso estado democrático de direito. Peço a todos que compareçam trajando verde-amarelo”, pontuou.
Em entrevista ao Estadão, Caiado afirmou que estará presente como aliado político de Bolsonaro, destacando que o evento será pacífico e visa dar voz ao ex-presidente. “Como aliado político, estarei presente no momento em que o ex-presidente Bolsonaro conclama a população para ouvir seus argumentos”, explicou.
Durante a entrevista, Caiado ressaltou que o ato do dia 25 não busca atacar ninguém da oposição, conforme pontuou Bolsonaro na chamada. O governador destacou que “ele quer uma oportunidade para falar ao Brasil e eu estarei ao lado dele”.
Apesar das divergências que seguiram a aliança entre o ex-presidente e o atual governador de Goiás, como as discussões políticas sobre a pandemia de Covid-19 em 2020, Ronaldo Caiado busca o apoio de Bolsonaro para sua possível candidatura à presidência em 2026.
Caiado justifica intrigas com ex-presidente e tem entrada barrada no PL
Jair Bolsonaro esteve presente em Goiás em agosto de 2023. Na ocasião, Caiado fez questão de recordar as divergências que cresceram entre eles ao longo dos quatro anos de mandato do ex-presidente e, em tom descontraído, que os dois sempre encontram motivos e diferentes formas de se aproximar.
“Às vezes, as pessoas falam que o governador e o presidente estão brigados e tal. É o gênio meu e o dele, que são muito parecidos. Então, a gente tem um gênio muito difícil mesmo e, de vez em quando, a gente tem algum arranca-rabo, mas logo logo as coisas têm identidade. Ele sabe disso muito bem e eu também. Cada um de nós sabe a responsabilidade que nós temos com o país”, discursou o governador.
Caiado pontuou ainda obras e parcerias administrativas entre ambas as gestões que resultaram em melhorias de serviços públicos e avanços em índices econômicos. Citou, ainda, a implementação de escolas no modelo cívico-militar e a decisão de estadualizar todas as unidades criadas em Goiás.
Segundo o jornal O Globo, o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, apoia a entrada de Ronaldo Caiado na legenda. Bolsonaro, por outro lado, estaria fazendo força para impedir.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp