A empresa aeroespacial do bilionário Elon Musk, SpaceX, é responsável pela construção de uma rede de satélites espiões sob contrato de segurança com uma agência de inteligência dos Estados Unidos. As informações foram reveladas à agência Reuters por meio de fontes familiarizadas com o programa.
Caso seja concluído com sucesso, o programa aumentaria, de maneira significativa, a capacidade do governo e das forças armadas dos EUA em identificar rapidamente alvos potenciais em praticamente qualquer lugar do mundo.
Esses satélites são munidos com a capacidade de rastrear alvos no solo e compartilhar seus dados com inteligência e autoridades militares dos Estados Unidos.
A rede com centenas de satélites está sendo construída pela unidade de negócios Starshield da SpaceX por um contrato datado de 2021 e avaliado em US$1,8 bilhão. Segundo as fontes, o documento foi assinado com a National Reconnaissance Office (NRO), uma agência de inteligência que gerencia satélites espiões.
“O National Reconnaissance Office está desenvolvendo o sistema de inteligência, vigilância e reconhecimento baseado no espaço mais capaz, diversificado e resiliente que o mundo já viu”, disse um porta-voz.
Mais de uma dúzia de protótipos foram lançados desde 2020, entre outros satélites nos foguetes Falcon 9 da SpaceX, disseram três das fontes.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp