Uma construção ucraniana conhecida como o “castelo de Harry Potter”, às margens do Mar Negro, na região de Odessa, ficou destruída após um ataque russo. Na ocasião, um parque próximo às instalações também foi atingido. Cinco pessoas morreram, outras 32 ficaram feridas.
Imagens divulgadas pela Reuters Television mostram o teto do edifício ornamentado em chamas. Um cachorro foi morto por estilhaços.
De acordo com o porta-voz da Marinha ucraniana, Dmytro Plentenchuk, o local foi atacado por um míssil balístico Iskander-M, equipado com uma ogiva de fragmentação, o que explicaria o número elevado de vítimas.
O prefeito de Odessa, Henaddii Truhkanov, usou sua conta no Telegram para compartilhar um vídeo em que comenta o ataque. “Monstros. Bestas. Selvagens. Escória. Não sei mais o que dizer. As pessoas estão fazendo uma caminhada à beira-mar e eles estão atirando e matando”.
Relatos iniciais apontam que os moradores locais não tiveram como buscar abrigo, uma vez que o alerta de ataques aéreos só foi acionado quando os mísseis o atingiram.
O prédio, que compõe a Academia de Direito de Odessa, é famoso por carregar um estilo gótico, característico da escola de magia, Hogwarts. Segundo informações da BBC, o local também funciona como residência do ex-deputado Serhiy Kivalov, responsável pela direção da Academia.
A mídia britânica declarou, ainda, que o “Castelo de Harry Potter” estaria “atolado em acusações de corrupção”. As informações são do The Telegraph.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp