AparecidaNotícias
Tendência

Prof. Alcides vê queda após lançamento da pré-candidatura de Leandro Vilela, mostra Data Pop

Levantamento, realizado entre os dias 26 e 28 de junho, mostra rápida ascensão do candidato do MDB, que teve pré-candidatura confirmada há apenas três semanas

O anúncio da pré-candidatura do ex-deputado federal Leandro Vilela (MDB) já mexeu – e fortemente – com o cenário eleitoral em Aparecida de Goiânia: pesquisa realizada pelo Instituto Data Pop, entre os dias 26 e 28 de junho, aponta um rápido crescimento do representante da base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) no município, segundo maior colégio eleitoral do Estado.

O levantamento é o 1º a ser publicado depois que a base governista desistiu da reeleição do prefeito Vilmar Mariano. A pesquisa, em alguns cenários, incluiu Vilmarzinho e mais uma vez deixou claro que ele não teria condições de fazer frente ao adversário Professor Alcides.

Vamos aos números: Leandro Vilela disparou para 26,1% das intenções de voto no cenário estimulado, 13,7 pontos percentuais atrás do deputado federal Professor Alcides (PL), que lidera a disputa agora com 39,8%.

Vale observar: o empresário e reitor da UNIFAN, está em plena campanha na cidade desde que foi reeleito para a Câmara Federal, há dois anos. Leandro Vilela, entrou no páreo há somente três semanas.

Os indecisos somam 23,9%, enquanto 10,2% pretendem anular o voto. Em outras pesquisas já divulgadas, a diferença entre os dois já chegou a ser de 30 pontos percentuais.

A título de apurar o peso eleitoral do prefeito Vilmar Mariano (União Brasil), ele foi incluído em um cenário, mas o panorama eleitoral é idêntico: Professor Alcides lidera com 37,6%, seguido por Leandro Vilela, com 23,7%. O atual prefeito marca 14,8% das intenções de votos. Dos entrevistados, 15,2% estão indecisos e 8,7% anulariam.

No embate direto, uma simulação do confronto entre Professor Alcides e o prefeito Vilmar Mariano, disputa que se desenhava até a entrada de Vilela na disputa, evidencia a vantagem do pré-candidato do PL que é de 28,8 pontos – comprovando a inviabilidade de Vilmarzinho: Professor Alcides marca 47,5% das intenções de voto contra 18,7% de Vilmar. Indecisos são 21,7%, nulos 12,1%. Vilmar Mariano, no entanto, não será candidato à reeleição.


Pesquisa Estimulada – Cenário 1

Alcides 39,8% e Leandro 26,1%

e

Pesquisa Estimulada – Cenário 2

Professor Alcides 37,6%,

Leandro Vilela, com 23,7%

Vilmar Mariano 14,8%

Cenário 3

Professor Alcides – 47,5%

Vilmar Mariano – 18,7%

O Instituto Data Pop entrevistou 601 eleitores, entre os dias 26 e 28 de junho. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Contratada pela Trilhas do Cerrado Produções, o levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 09507/2024.

 

A matéria com a pesquisa completa, você lê na edição do Diário de Aparecida, desta quarta-feira, 10 de julho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo