NotíciasSaúde
Tendência

Einstein alcança marca de 1.000 cirurgias robóticas em Goiânia

Modalidade reduz o tempo de internação e complicações, oferecendo maior segurança aos pacientes

O Einstein Goiânia atingiu a impressionante marca de mil cirurgias robóticas realizadas. Essa tecnologia inovadora combina a precisão dos robôs com a experiência dos cirurgiões, permitindo procedimentos complexos com maior precisão e controle em comparação à cirurgia tradicional.

Na cirurgia robótica, o cirurgião manipula braços robóticos a partir de um console de controle (joysticks), visualizando o campo cirúrgico em alta definição e em 3D. Esse método minimamente invasivo resulta em cortes menores, reduzindo o tempo de recuperação, o risco de infecções e a dor pós-operatória.

Desde sua implementação em 2022, a cirurgia robótica no Einstein Goiânia tem se destacado no tratamento de doenças da próstata, além de procedimentos no aparelho digestivo, ginecológicos e torácicos. Sérgio Araújo, diretor médico da Rede Cirúrgica Einstein, afirma: “A cirurgia robótica está associada à redução do tempo de internação, maior preservação da função sexual e urinária, menos complicações, menores taxas de infecção e um retorno mais rápido às atividades diárias, proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes.”

Disponível no Brasil desde 2008, a tecnologia foi introduzida em Goiânia com a inauguração do Hospital Israelita Albert Einstein. A quantidade de procedimentos realizados desde então superou as expectativas. “O crescimento da cirurgia robótica em Goiânia foi significativo, sendo pioneiro no Estado. A mesma qualidade e segurança das cirurgias realizadas no Einstein São Paulo foi levada a Goiânia, com apoio para que todos os cirurgiões fossem treinados por colegas experientes da unidade paulista”, explica Araújo.

Felipe Piza, Diretor Médico do Einstein Goiânia, destaca: “A cirurgia robótica é uma revolução na medicina. Uma tecnologia que veio para ficar. Temos excelentes médicos em Goiânia já capacitados na plataforma de cirurgia robótica e, em parceria com a rede cirúrgica do Einstein São Paulo, chancelamos cirurgiões robóticos proctors, que são mentores locais para nossos cirurgiões quando ainda estão em formação. Nosso desafio é ampliar ainda mais o acesso para outras especialidades cirúrgicas, demonstrando que é um tratamento padrão ouro em muitos casos, garantindo maior precisão, segurança e retorno precoce às atividades, beneficiando a saúde e bem-estar dos pacientes.”

Pioneiro em Robótica

O Einstein é pioneiro em cirurgia robótica no Brasil. Em 2008, realizou o primeiro procedimento na unidade Morumbi. Desde então, a organização contribuiu para a regulamentação da prática junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM) e ampliou o número de profissionais aptos a utilizar a tecnologia.

Em 2019, o Centro de Treinamento em Cirurgia Robótica do Einstein estabeleceu critérios de formação replicáveis, e sua pós-graduação internacional em cirurgia robótica já atraiu mais de 1.300 cirurgiões de nove países.

Em 2021, o Einstein alocou uma plataforma robótica no Hospital Municipal Vila Santa Catarina, expandindo a tecnologia para a rede municipal hospitalar. Dessa forma, a rede municipal hospitalar no país passou a contar, pela primeira vez. Existem projetos para também levar essa tecnologia ao Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia com esse mesmo objetivo, corroborando com a missão da instituição de levar uma gota de Einstein para cada cidadão mostrando o compromisso da organização também com o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

 

 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo