Vendas de veículos online crescem 22,4% e transformam mercado automotivo
Concessionárias adaptam-se à digitalização e veem aumento expressivo nas vendas através de plataformas digitais
As formas de comprar um carro ou moto vem mudando nos últimos anos com o primeiro contato ocorrendo no ambiente digital. Não é novidade que existem plataformas online para negociar um veículo novo ou seminovo, mas assim como diversos serviços, as compras digitais no setor automotivo vêm ganhando força. Um monitoramento feito pela Sondagem do Comércio do FGV IBRE, mostra que houve aumento de 22,4% nas vendas online no segmento de veículos, motos e peças, no segundo trimestre do ano.
Refletindo uma mudança de comportamento dos consumidores e uma adaptação do mercado às novas tecnologias, as concessionárias têm dado cada vez mais atenção ao meio digital. A Umuarama Concessionárias é um exemplo de quem acompanha essa jornada de consumo de quem deseja comprar ou trocar seu veículo. “Hoje o digital representa em média 15% do nosso faturamento. Somente em julho foram vendidos 137 carros através das plataformas digitais, um crescimento em vendas bastante expressivo quando comparado a evolução em vendas de determinadas lojas físicas” avalia Karina Sato, gerente de marketing da Umuarama Concessionárias.
Ainda de acordo com monitoramento do FGV IBRE, esse aumento das vendas digitais do segmento tem sido beneficiado por ações federais, que permitiram e impulsionaram as transações via canais digitais. A tendência é de mais crescimento, com consumidores e concessionárias se adaptando a esse novo cenário e investindo em estratégias de marketing digital.
Karina conta que o principal foco da sua equipe é converter visitantes das plataformas digitais em clientes e para isso, o atendimento e formas de abordagem seguras são fundamentais. “Trabalhamos no online com venda de carro zero, venda direta e seminovos. Na prática, a nossa central dedica atenção especial aos visitantes que entram no site e demonstram interesse em veículos ou serviços. Após entender as preferências, repassam para equipe de fechamento de vendas, poupando o tempo do cliente e garantindo a melhor entrega”, conclui a gerente de marketing.
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