BrasilNotícias
Tendência

Estado de São Paulo não tem mais focos de incêndios, mas alerta máximo permanece em 48 municípios

Estado mantém gabinete de crise e intensifica auxílio humanitário e plano de saúde emergencial

Na manhã desta segunda-feira (26), a Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que não há mais focos ativos de incêndios em seu território. Entretanto, o órgão ainda não atualizou o número de municípios que continuam sob alerta máximo para queimadas. Até a noite de domingo (25), 48 cidades estavam nesta condição. A onda de incêndios, que se intensificou a partir da última sexta-feira (23), resultou em duas mortes e deixou ao menos 60 feridos, conforme os dados divulgados pela Defesa Civil.

Com a crise, o governo paulista instaurou um gabinete de emergência para coordenar as ações de combate e apoio. Quatorze regionais foram severamente impactadas, e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) mobilizou equipes para prestar assistência humanitária aos desabrigados. A cidade de Pradópolis, na região de Ribeirão Preto, foi uma das mais atingidas, recebendo auxílio da Defesa Civil e do Fundo Social do Estado no domingo (25). Também foi implementado um plano emergencial na saúde, focado no atendimento de pacientes com problemas respiratórios.

A Polícia Federal instaurará um novo inquérito para investigar as causas dos incêndios, enquanto a Polícia Civil já prendeu duas pessoas suspeitas de envolvimento. Segundo o Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de focos registrados em agosto de 2024 é o mais alto para qualquer mês desde o início das medições em 1998.

O governador Tarcísio de Freitas decretou situação de emergência por 180 dias em 45 municípios paulistas por causa dos incêndios florestais registrados entre 4 e 24 de agosto, conforme publicado no Diário Oficial do Estado no sábado (24). Em paralelo, a Polícia Civil está intensificando as investigações sobre incêndios criminosos, com três prisões já efetuadas em São José do Rio Preto, Batatais e Porto Ferreira.

 

 

 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo