O zagueiro uruguaio Juan Izquierdo faleceu nesta terça-feira (27), cinco dias após sofrer uma parada cardíaca durante uma partida entre o Nacional, do Uruguai, e o São Paulo, válida pelas oitavas de final da Copa Libertadores. Izquierdo estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o incidente ocorrido no último dia 22.
Izquierdo desmaiou repentinamente no gramado do Morumbi durante a partida, após ser vítima de uma arritmia cardíaca. Apesar dos esforços médicos, o jogador não resistiu. Sua morte foi confirmada nas redes sociais pelo Club Nacional de Football, que lamentou a perda. “Com a mais profunda dor, o Club Nacional de Football anuncia a morte de nosso querido jogador Juan Izquierdo. Nossas sinceras condolências à família, amigos e colegas”, declarou o clube.
O caso de Izquierdo chamou a atenção para os riscos da arritmia cardíaca, como explicou o cardiologista Dr. Roberto Kalil. Ele ressaltou que esse tipo de condição pode afetar pessoas de qualquer idade, variando de arritmias benignas a malignas, que podem levar à parada cardíaca e morte súbita.
Izquierdo iniciou sua carreira no Cerro (URU) em 2017 e teve passagens por clubes como Peñarol e Montevideo Wanderers. Em 2021, ele teve uma breve experiência internacional no Atlético San Luis, do México, mas logo retornou ao futebol uruguaio. Sua última passagem pelo Nacional começou em 2024, onde ele atuava como reserva.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp