AparecidaPolítica
Tendência

TV Record inicia hoje a transmissão do horário eleitoral de Aparecida

Alcides tentou esvaziar os programas políticos, mas o TRE confirmou a TV Record como retransmissora e garantiu a audiência

Em um cenário de elevados índices de indecisão entre o eleitorado de Aparecida, os programas do horário gratuito de propaganda dos candidatos a prefeito no rádio e na televisão começam hoje (30). A televisão ainda é considerada a mais importante ferramenta de propaganda dos candidatos, seguida pelas redes sociais. Os programas serão transmitidos pela Record TV Goiás, uma emissora com forte presença nas classes C, D e E, segmentos que tradicionalmente têm um peso estratégico nas eleições.

Leandro Vilela, da Coligação ‘Para Aparecida Seguir Avançando’ (MDB, União Brasil, Podemos, Solidariedade, PP, PSD e PMB), ficou com a maior fatia dentro dos blocos de 10 minutos na TV Record na hora do almoço e à noite, a partir desta sexta (30). Seus programas durarão 4,7 minutos em cada bloco. A coligação do candidato Alcides Ribeiro (PL) ganhou 3,36 minutos, enquanto Willian Panda (PSB), com o apoio do PT, terá 2,15 minutos.

Ainda nas eleições para prefeito, e também nas de vereador, haverá inserções de comerciais de 30 e 60 segundos, no rádio e na televisão, totalizando 70 minutos diários, de segunda-feira a domingo, distribuídos ao longo da programação veiculada entre as 5h e as 24h, na proporção de 60% (sessenta por cento) para prefeito e 40% (quarenta por cento) para vereador.

Leandro Vilela também terá a maior parte das inserções diárias, na proporção de quase 50%, cabendo 30% das restantes a Alcides e 20% a Panda. A exposição do candidato da base governista, portanto, será significativamente maior que a dos adversários.

Na média das pesquisas realizadas em Aparecida até agora, o eleitorado indeciso oscila em uma faixa de 40% a 60%. Os programas do horário gratuito do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) são considerados fundamentais para veicular informações sobre os candidatos e suas propostas, ajudando na formatação do voto – em especial a partir de 15 de setembro, quando essa decisão começa a ser tomada.

PL e PSDB tentaram impedir programas políticos

Candidato pela 3ª vez ao cargo de prefeito, Professor Alcides trabalhou contra o horário gratuito na TV e tentou impor a Sagres TV, um canal educativo sem audiência, para retransmitir o horário eleitoral. Mas o Tribunal Regional Eleitoral recusou as ações de Alcides e escalou a TV Record para retransmitir os programas políticos. A Record disputa a audiência da população aparecidense com a Rede Globo. O pedido para o horário eleitoral passar em uma emissora de grande audiência foi formulado pela coligação MDB-União Brasil, que banca Leandro Vilela.

“Será um espaço importante para que possamos apresentar nossas propostas e esclarecer para a população que nós, com o apoio de Gustavo e Caiado, representamos a Aparecida que deu certo a partir dos mandatos de Maguito Vilela”, aponta Leandro.

O PSDB de Marconi Perillo, aliado de Alcides, chegou ao extremo de sugerir ao TRE até a eliminação do horário eleitoral na TV em Aparecida. Foi repelido. Em 2016, quando disputou e perdeu a Prefeitura de Aparecida pela 2ª vez, Professor Alcides também trabalhou contra o horário eleitoral na TV. Naquela eleição, Alcides iniciou a campanha liderando as pesquisas e acabou em 3º lugar, sendo superado por Gustavo Mendanha, que tinha o apoio do então prefeito Maguito Vilela.

 

 

 

 

 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo