AparecidaGoiásNotíciasSaúde
Tendência

Meningite fez 23 vítimas fatais em Goiás em 2024

Secretaria Estadual de Saúde destaca importância da imunização contra os três principais tipos de meningite

A meningite, infecção grave causada por vírus, bactérias e fungos, está avançando em Goiás, com 23 mortes registradas em 2024. Diante desse cenário, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) intensificou as ações de alerta e estímulo à vacinação, especialmente de crianças e adolescentes.

Em entrevista ao programa TBC News na quarta-feira (18), a superintendente de Vigilância em Saúde Pública da SES, Flúvia Amorim, reforçou a importância da vacinação como medida preventiva contra os principais tipos da doença: bacteriana meningocócica, meningite causada por hemófilos Influenza B e a pneumocócica.

“Para os três tipos, a rede de saúde pública tem disponibilidade de vacinas”, explicou Flúvia Amorim, destacando a necessidade de os pais levarem seus filhos aos postos de saúde para atualizar o cartão vacinal.

A meningite é uma doença séria, que ataca as membranas do cérebro e a medula espinhal, podendo causar sequelas como surdez e até a morte. Os principais sintomas incluem febre, dor de cabeça, vômitos, rigidez na nuca e fraqueza. A SES ressalta que a imunização é a melhor forma de evitar a propagação da doença e proteger a saúde da população.

Entre as vacinas ofertadas pelo SUS e que fazem parte do Programa Nacional de Imunização, estão:

  • a meningocócica conjugada sorogrupo C;
  • a vacina pneumocócica 10-valente (conjugada);
  • a vacina pentavalente; a BCG;
  • a vacina meningocócica ACWY (conjugada).

A avaliação acerca do imunizante adequado à cada pessoa é feita pelo profissional de saúde.

 

 

 

 

 

 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo