GoiásNotícias
Tendência

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é fechado após novos focos de incêndio

Mais de 60 brigadistas atuam no combate ao fogo; todas as trilhas e atrativos do parque serão fechados nesta quinta-feira, 26

Na tarde desta quarta-feira (25), novos focos de incêndio se espalharam pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, próximo à Vila de São Jorge, a cerca de 430 km de Goiânia. Mais de 60 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ibama e voluntários estão mobilizados no combate às chamas.

A concessionária Parquetur, responsável pela administração e preservação do parque, retirou em segurança todos os visitantes da área, incluindo aqueles que estavam acampados na região das Sete Quedas. Em nota oficial, o ICMBio anunciou que, a partir de quinta-feira (26), todas as trilhas e atrativos do parque estarão fechados para visitação. A data de reabertura será informada posteriormente.

O grupo de voluntariado Rede Contrafogo informou que o foco de incêndio próximo à Cachoeira do Lajeado foi controlado, mas uma linha de fogo ainda avança dentro do parque, próximo ao Córrego Preguiça.

Desde o início deste mês, os incêndios na Chapada dos Veadeiros já destruíram mais de 10 mil hectares, equivalente a aproximadamente 10 mil campos de futebol. A área afetada inclui trechos entre o Paralelo 14 e a Cachoeira Simão Correia. As equipes de combate estão utilizando aviões e técnicas de encharcamento do solo, além de cavar trincheiras ao redor dos focos para conter a propagação do fogo.

Ainda segundo o governo federal, a região enfrenta um desafio adicional: o chamado “fogo subterrâneo”, que queima sob as raízes das plantas e é mais difícil de controlar. A Polícia Militar de Goiás prendeu em flagrante três pessoas suspeitas de provocarem os incêndios no estado.

Até o início de setembro de 2024, o monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 48.966 focos de queimadas no Cerrado, número que só é superado pela Amazônia, com 79.175 focos. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, conhecido como o “berço das águas”, corre o risco de perder até 34% do fluxo dos rios até 2050 devido aos impactos ambientais.

 

 

 

 

 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo