BrasilNotícias
Tendência

Detran aponta que 79% dos mortos por acidentes de trânsito em Goiás são homens

Dados de 2024 revelam que o comportamento dos motoristas é o principal fator nas vítimas fatais

por Eduardo Marques

 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) divulgou levantamento preliminar, nesta segunda-feira (13), que revela a morte de 1.021 pessoas no trânsito de Goiás no ano passado, das quais 79% foram de homens. O presidente do órgão, Delegado Waldir, destacou que o “motorista homem tem o espírito de Ayrton Senna, de aventura”.

De acordo com Delegado Waldir, os homens são maioria entre os mortos em acidentes de trânsito em função de existirem mais motoristas do gênero masculino no trânsito que, consequentemente, tendem a ser mais negligentes na condução.

“Os motoristas têm sido mais negligentes na condução de veículos, isso demonstra que ela é mais perigosa para o trânsito. As estatísticas mostram que a mulher sempre foi a melhor motorista. É aquela que tem o menor número de mortes. Quase 80% dos homens são vítimas fatais de acidentes”, disse ele em entrevista coletiva.

Dos 100.977 acidentes registrados durante o ano, houve 1.021 mortes. Estas estão concentradas no perímetro urbano, que representaram 53% do total de óbitos, contra 47% das mortes em rodovias.

Em comparação com 2023, o número de sinistros em Goiás caiu 1,9%. Em 2023, o trânsito fez 1.084 vítimas fatais no Estado. No ano passado ocorreram 1.021 mortes, ou seja, foram preservadas 63 vidas. Quanto ao gênero, a diferença aumentou. Em 2023, os homens eram 76% do total de vítimas do trânsito.

Conforme o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, apesar da melhora, os números ainda inspiram atenção. “Vimos uma tendência de melhoria, mas não podemos perder o foco. No passado, Goiás chegou a registrar quase duas mil mortes no trânsito por ano. Os números recuaram, mas ainda são mais mil pessoas mortas. Isso não é tolerável”, lamenta.

Goiânia

O trânsito de Goiânia também acompanhou a tendência, apesar do desligamento dos equipamentos de controle de velocidade por quase sete meses. Os sinistros na capital recuaram 1,2%. Enquanto em 2023 aconteceram 37.153 ocorrências, no ano passado foram 36.695.

Já o número de mortes caiu de 160 em 2023 para 148 em 2024. Ele argumenta que o aumento na fiscalização e a intensificação das campanhas educativas estão diretamente ligadas à queda do número de sinistros e mortes. “O Detran-GO e o Governo de Goiás têm investido na melhoria do trânsito, porém temos que ter em mente que a mudança acontece somente a partir da nova postura dos condutores”, ressalta Delegado Waldir.

Governo intensifica educação, fiscalização e engenharia de trânsito

Para manter a tendência de queda nos números de sinistros e mortes no trânsito, o Detran-GO irá intensificar os trabalhos de educação, fiscalização e engenharia de trânsito. A autarquia fortaleceu as parcerias com a Polícia Civil, Militar, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Rodoviária Federal e agentes de trânsito. Nesse caminho, brevemente, irá inaugurar uma Delegacia de Trânsito na sede do Detran-GO.

“Não temos um quadro próprio de agentes, então, vamos estreitar os laços com as forças de segurança, oferecendo insumos, equipamentos e ampliando convênios para que possamos levar a Balada Responsável para todo Estado”, afirma Delegado Waldir.

Além da fiscalização, o Detran-GO auxilia as prefeituras na implantação de sinalização horizontal e vertical em todo o Estado, por meio do programa Sinaliza Goiás. No ano passado, foram implantados 224.279 metros quadrados de sinalização horizontal e 4.468 unidades de sinalização vertical.

Para completar o tripé da segurança viária, o Detran-GO vai continuar investindo em campanhas educativas de impacto e em ações como Detranzinho, palestras em empresas e oferecendo treinamentos e cursos por meio da Escola Pública de Trânsito.

Uma novidade para este ano, será a implantação de uma Cidade de Trânsito, dotada de toda a estrutura para receber crianças e jovens com atividades de sensibilização pela construção de um trânsito mais humano.

“Acreditamos que a educação é a chave para a prevenção de acidentes no trânsito. Ao sensibilizar condutores e pedestres para práticas seguras, estamos investindo no futuro de Goiás, tornando nossas estradas mais seguras para todos. É uma responsabilidade compartilhada e um esforço conjunto para reduzir o número de acidentes”, pontua Delegado Waldir.

 

 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo