GoiâniaNotícias
Tendência

Goiânia enfrenta segunda maior chuva dos últimos 19 anos

Em 24 horas, precipitação chegou a 135,5 mm; moradores enfrentaram alagamentos e resgates foram realizados

Entre as 9 horas de domingo (12) e o mesmo horário de segunda-feira (13), Goiânia foi palco de uma das chuvas mais volumosas de sua história. Com 135,5 mm de precipitação, o volume registrado é o segundo maior na capital desde 2005, quando a marca foi de 136,6 mm em um intervalo de 24 horas. Os dados foram divulgados pelo Climatempo com base em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Na noite de segunda-feira (13) e madrugada de terça-feira (14), o Ribeirão João Leite transbordou, transformando o cenário em um verdadeiro desafio para muitos moradores. Casas ficaram submersas, bairros alagados e pessoas, junto com seus animais, precisaram ser resgatadas por equipes do Corpo de Bombeiros, que utilizaram botes e até mesmo uma canoa para os salvamentos. Naquele dia, foram contabilizados mais 75,8 mm de chuva na cidade.

Volume acima do esperado para janeiro

A intensidade das chuvas não se limitou ao fim de semana. Segundo André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a capital já soma 256 mm de precipitação nos primeiros 14 dias de janeiro, superando a média mensal prevista de 247,8 mm.

Perspectivas para os próximos dias

O Inmet havia alertado para a continuidade do cenário chuvoso na terça-feira (14) e nesta quarta-feira (15). Chuvas intensas eram esperadas, com volumes que poderiam variar entre 30 mm e 100 mm na maior parte do estado, incluindo Goiânia. Apenas a região sul de Goiás apresentaria índices menores, de 20 mm a 50 mm.

Com o solo saturado e a previsão de mais pancadas, os moradores precisaram se preparar para enfrentar novos desafios ao longo da semana.

 

 

 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo