O governador Ronaldo Caiado reforçou o trabalho de parceria com a Justiça, preservando a independência de cada Poder, ao pontuar a contribuição do Judiciário goiano em sua gestão desde 2019. “Quando assumi o governo, Goiás passava por uma condição precária. Naquele momento, busquei a ajuda do Poder Judiciário para discutirmos o quadro fiscal do estado, porque não se governa sozinho”, disse o chefe do Executivo goiano, na noite desta quinta-feira (16/01), ao participar do 14º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), realizado em Rio Quente, na região sul do Estado.
“Hoje estamos acolhendo esse grande evento, que dá a Goiás um realce maior na área do Judiciário. O desembargador Carlos França, um homem dedicado, trabalhador e determinado, presidiu o Consepre e todos reconhecem que ele fez uma gestão diferenciada”, enalteceu Caiado, ao parabenizar o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) pelo evento. “Ele conseguiu alavancar o Consepre, criando um evento de relevância, que tem presente as melhores cabeças do Judiciário brasileiro”, concluiu.
Carlos França ressaltou em sua fala a parceria com o Governo de Goiás para o bom desempenho do órgão no estado. “Desde o primeiro momento da minha presença no Tribunal de Justiça, tivemos um relacionamento institucional de alto nível, respeitoso e de diálogo com o governador, trazendo resultados para a sociedade”, comentou. “Não vejo outro caminho a não ser o diálogo com o Executivo e demais poderes para podermos superar as dificuldades dos estados”, destacou.
Consepre
Também participou do evento o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, que ressaltou que a “magistratura é os ouvidos e os olhos da República”. “Vejo hoje um Consepre coletivo e que representa 80% da jurisdição do Brasil. Nós juízes temos a percepção das grandezas e das dificuldades do povo brasileiro”, completou.
A programação do Consepre abrange reuniões dos presidentes dos tribunais de Justiça do Brasil, uma sessão de deliberação sobre a atuação institucional e planejamento para os encontros de 2025, além de tratar do congresso sobre a segunda instância, que será realizado no STJ.
O evento, que se encerra no sábado (18/01), foi marcado pela conclusão do segundo período de gestão do desembargador Carlos França, que presidiu o Consepre nas gestões 2023 e 2024. A nova mesa diretora, que a partir de agora será liderada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, toma posse nesta sexta-feira (17/01). Carlos França resumiu o Consepre como uma “possibilidade ímpar de discutir o Judiciário estadual, discutir demandas e temas que são relevantes para que possamos prestar o melhor serviço à sociedade”.
“O desejo dos tribunais de Justiça e da Justiça estadual é estar cada vez mais próximo e integrante de uma concepção de Poder Judiciário nacional”, resumiu José Oliveira Neto. Presente no evento, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara, destacou que “o diálogo e a construção de soluções por meio do diálogo é a marca do Estado de Goiás”. “A advocacia goiana quer construir pontes e encontrar soluções através do diálogo com o Poder Judiciário”, enfatizou.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp