A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria do Trabalho de Aparecida de Goiânia e a Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (ACIAG) firmaram, nesta quinta-feira (6), uma parceria estratégica para impulsionar a qualificação profissional e aumentar as contratações na região.
O encontro reuniu a secretária do Trabalho, Wilma Almeida, a primeira-dama do município, Lana Bezerra, e o presidente da ACIAG, Maxwell Coelho, além da primeira-dama da ACIAG, Gabriela Maria, da vereadora Camila Rosa, do secretário de Indústria e Comércio, Marcos Abrão, da secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Carolina Araújo, e da superintendente do Trabalho, Larissa Bom Jardim.
O principal objetivo da iniciativa é conectar a qualificação profissional às reais necessidades do mercado, garantindo que trabalhadores de Aparecida tenham acesso a cursos que os preparem para setores com demanda crescente por mão de obra qualificada.
“Estamos criando um canal direto entre a Secretaria do Trabalho e a ACIAG para identificar quais vagas não estão sendo preenchidas por falta de qualificação. Com essa informação, poderemos desenvolver programas específicos para capacitar os trabalhadores e suprir essa carência”, explicou Wilma Almeida.
Qualificação alinhada ao mercado
A parceria prevê um mapeamento detalhado das áreas com maior escassez de profissionais qualificados, permitindo que as capacitações oferecidas pela prefeitura, em parceria com o Sistema S, sejam direcionadas de forma eficiente.
“Essa aliança entre poder público e setor produtivo é essencial para garantir que a população tenha acesso a empregos de qualidade. Além da qualificação, queremos incentivar as empresas locais a absorver essa nova mão de obra capacitada, promovendo um ciclo positivo de crescimento”, ressaltou Maxwell Coelho, presidente da ACIAG.
Além dos cursos técnicos, o projeto prevê workshops, palestras e treinamentos setoriais, com foco em inovação, empreendedorismo e atualização profissional. A ideia é preparar os trabalhadores para as exigências do mercado atual, aumentando sua empregabilidade e fortalecendo a economia do município.
“A expectativa é que essa integração entre o setor público e privado gere impactos positivos a longo prazo, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável e garantindo melhores oportunidades para os trabalhadores de Aparecida”, concluiu Wilma Almeida.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp