Diálogo é base para formação de estudantes em Goiânia
Diretora de duas unidades do Colégio Princípios, Neusa Carmo dá dicas de como trabalhar o desenvolvimento dos alunos desde a Educação Infantil
Escola particular investe em desenvolvimento socioemocional do aluno e a proibição do uso do celular na escola contribui para alunos socializarem. Para entender melhor como essas questões são discutidas na escola, a diretora das duas unidades do Colégio Princípios, em Goiânia, Neusa César Carmo, em entrevista ao caderno Educação do Diário de Aparecida, conta como acontece o processo de conscientização do não uso do celular na escola e fala sobre a importância da gestão escolar se atentar para a parte emocional dos estudantes.
De acordo com Neusa, o uso do celular é estritamente proibido durante o período de aulas e também nos intervalos. “Os nossos alunos são bem conscientes. Se algum aluno é pego com o celular, ele recebe uma advertência. Após duas advertências, ele é suspenso. Eles entendem as regras e sabem que só podem usar o celular depois da última aula”, explica a diretora.
Ela destaca que os alunos levam o celular desligado dentro das mochilas e só o ligam quando necessário, como na hora de falar com os pais após as aulas. “Eles não usam o celular nem na hora do recreio. Alguns até tentam quebrar essa regra, mas sabem que estão infringindo e aceitam a correção”, relata ela.
Neusa também compartilha que os professores não usam celular em sala de aula e que a instituição segue uma norma clara quanto a isso. “Depois de estabelecer regras claras, não temos problemas. É tudo muito tranquilo”, diz a diretora.
Interação social
Para garantir que os alunos aproveitem o tempo do recreio, a escola investe em brinquedos e atividades que promovem a interação social. “Compro muitos brinquedos que os adolescentes gostam, como pingue-pongue, futebol de botão e basquete. Eles amam brincar e isso ajuda a afastar a vontade de usar o celular”, afirma Neusa.
Ela enfatiza que o recreio é um momento para extravasar e para os estudantes se relacionarem e brincarem, e que conversas frequentes com os alunos são essenciais para manter bom diálogo no ambiente escolar. Neusa acredita que o distanciamento do celular é extremamente saudável, pois cria vínculos mais fortes e saudáveis entre os amigos. “Celulares e redes sociais criam uma barreira. Trabalhamos muito o contato olho a olho e o contato físico, que, às vezes, falta. Dou exemplos para os alunos de situações onde as pessoas saem para se divertir, mas ficam presas aos celulares, perdendo a oportunidade de criar relacionamentos reais”, salienta a diretora.
Neusa também destaca a importância da participação dos pais no processo de conscientização dos alunos sobre o uso do celular. “Trabalhamos em parceria com as famílias. Realizamos reuniões e palestras para os pais, explicando os males do uso indiscriminado do celular na formação da personalidade das crianças”, acrescenta.
“Como psicóloga, além de diretora, converso muito com os alunos”
Além das questões relacionadas ao uso do celular, Neusa aborda a importância do desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes. “Como psicóloga, além de diretora, converso muito com os alunos sobre ter hora para tudo. Dentro da escola, é hora de estudar, conversar, brincar e se relacionar. Trabalhamos muito a conscientização e a responsabilidade com os alunos”, observa.
A diretora enfatiza que a educação no Colégio Princípios é baseada na visão integral do ser humano. “Trabalhamos muito essa visão do ser humano na sua totalidade com os estudantes. Promovemos palestras e oficinas para pais e filhos, focando no relacionamento saudável. O equilíbrio emocional é fundamental e, sempre que detectamos um comportamento diferente, chamamos as famílias para intervir”, explica.
Neusa também menciona a importância de um ambiente emocionalmente saudável, que começa em casa. “Se há problemas em casa, isso se reflete na escola. Por isso, trabalhamos muito próximo às famílias para garantir que o aluno esteja bem emocionalmente. Temos uma neuropsicóloga e estagiários de Psicologia que ajudam a manter esse equilíbrio na escola”, explica.
A diretora está atenta a sinais de problemas emocionais, como mudanças de comportamento, e destaca a importância da prevenção. “Falamos com os professores sobre a importância de observar e apoiar os alunos. Queremos garantir que todos estejam bem e evitar qualquer tragédia dentro da escola”, enfatiza.
O Colégio Princípios trabalha com abordagem integral no desenvolvimento dos alunos, combinando conhecimento teórico e equilíbrio emocional. A instituição visa criar um ambiente de aprendizado saudável, onde os alunos possam se desenvolver plenamente como seres humanos.
Neusa também ressalta que o diálogo aberto com os alunos é essencial. “Nós não trabalhamos com adolescentes na pura proibição. Trabalhamos com conscientização e combinados. Quando algo é combinado com eles, eles cumprem, pois foi um acordo feito em conjunto”, ensina ela.
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