Notícias
Tendência

Pesquisa revela que 9 em cada 10 motoristas acreditam saber como reduzir impacto ambiental, mas poucos adotam ações efetivas

Estudo da Edenred expõe contradições entre percepção e prática sustentável no setor de transporte, responsável pelo maior aumento de emissões nas últimas décadas

Uma pesquisa realizada pela Edenred Mobilidade, empresa líder em soluções para o transporte na América Latina, revelou que 89% dos motoristas acreditam saber como reduzir seus impactos ao meio ambiente. No entanto, o dado contrasta com o levantamento da KPMG, que aponta o setor de transporte como o que mais ampliou suas emissões de gases de efeito estufa entre 2005 e 2022, com crescimento de 53% no período.

O levantamento, que ouviu cerca de 500 motoristas no Brasil, avaliou a percepção sobre práticas de mobilidade sustentável. A maioria dos entrevistados citou ações como direção eficiente e segura (30%), uso de etanol (24%) e compensação de emissões (16%) como medidas adotadas pelas empresas onde atuam. Ainda assim, 26% dos respondentes não souberam apontar nenhuma prática ambiental efetiva nas organizações.

“Apesar da aparente contradição, percebemos que o reconhecimento da necessidade de mudanças efetivas no setor vem ganhando força”, analisa Ariane Buzanello Negrão, Diretora de Produtos da Edenred Mobilidade.

O levantamento também apurou a percepção sobre as práticas empresariais, com um Net Promoter Score (NPS) de 87 pontos, patamar considerado de excelência na metodologia, que avalia o grau de satisfação e recomendação dos clientes.

Adesão lenta aos veículos sustentáveis

Mesmo com o crescimento expressivo do mercado de veículos elétricos e híbridos no Brasil — 94.616 unidades comercializadas nos sete primeiros meses de 2024, aumento de 138% em relação a 2023, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) —, apenas 4% dos motoristas afirmam possuir um veículo desse tipo. Por outro lado, 54% planejam adquirir um modelo elétrico ou híbrido até 2027.

A adesão tímida no Brasil ainda contrasta com dados da Europa, onde 15,6% dos novos automóveis vendidos em 2023eram de emissão zero, de acordo com a Federação Europeia de Transporte e Meio Ambiente (Transport & Environment).

O desafio da mobilidade de baixo carbono

Dentro desse contexto, iniciativas como o programa Move for Good, da própria Edenred, surgem para ajudar empresas e motoristas a mensurar, reduzir e compensar suas emissões. A companhia assumiu o compromisso de se tornar Carbono Net Zero até 2050.

“Oferecemos soluções que priorizam a sustentabilidade, reduzindo o impacto ambiental e incentivando práticas que garantem um futuro mais responsável para todos”, afirma Ariane.

O setor de transporte, responsável por uma fatia considerável das emissões globais, segue como um dos principais desafios na transição para uma economia de baixo carbono.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo