Operação Paper Ox cumpre mandados em cinco estados e bloqueia R$ 127 milhões em bens
Ação mira fraude em guias de trânsito de gado e mobiliza 90 policiais civis em todo o país
Quase 50 ordens judiciais, entre mandados de busca, prisão e bloqueio de bens, estão sendo cumpridas nesta terça-feira (1º) em diversos estados e no Distrito Federal, na segunda fase da Operação Paper Ox. Coordenada pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR), a ação investiga uma organização criminosa suspeita de fraudar Guias de Trânsito Animal (GTAs) e notas fiscais usadas na movimentação de bovinos. O esquema visava burlar a fiscalização sanitária e ocultar a origem de rebanhos, trazendo riscos ao setor agropecuário.
Ao todo, são 4 mandados de prisão preventiva, 19 medidas cautelares diversas da prisão e 25 mandados de busca e apreensão. Também foram tornados indisponíveis bens no valor aproximado de R$ 127 milhões.
Os alvos estão distribuídos em 12 municípios: Goiânia, Catalão, Porangatu, Goiatuba, Luziânia, Anápolis, Jussara e Goiandira, em Goiás; além de Brasília (DF), Palmas (TO), Pontal do Araguaia (MT) e Cardoso (SP).
A ofensiva conta com o apoio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), que atua na fiscalização do transporte de animais. No total, 90 policiais civis participam da operação, cujos detalhes devem ser divulgados ao longo do dia.