Aparecida

Descarte irregular é flagrado no Parque Primavera durante Operação Aparecida Limpa

Ação da GCM resulta na apreensão de veículo e notificação do responsável por descarte ilegal

 

A Prefeitura de Aparecida segue realizando ações da Operação Aparecida Limpa, iniciativa iniciada em fevereiro deste ano com o objetivo de fiscalizar e coibir o descarte irregular de lixo e entulho em áreas públicas e privadas, como lotes baldios, calçadas e áreas verdes.

Na tarde de terça-feira, 1º de julho, uma equipe da 1ª Regional da Guarda Civil Municipal (GCM) flagrou um caso de descarte irregular de entulho no Setor Parque Primavera. No local, foram encontrados materiais como madeiras e madeirites descartados em área não autorizada.

O responsável admitiu a prática, foi notificado e teve o veículo apreendido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMA). A secretaria também lavrou um auto de infração com base na Lei Municipal nº 792/88, artigo 10, e na Lei de Crimes Ambientais, artigo 131.

“A gestão do prefeito Leandro Vilela está atenta e comprometida com a manutenção da ordem e do cuidado com a cidade. As secretarias estão atuando de forma integrada para garantir que a legislação ambiental seja cumprida e que Aparecida continue avançando”, destacou o secretário municipal de Segurança Pública, coronel Godinho.

Paralelamente à fiscalização, a força-tarefa coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) realiza a limpeza contínua em diversos bairros do município. Desde janeiro, foram recolhidas mais de 53 mil toneladas de resíduos de ruas, calçadas e lotes baldios — volume 40% superior ao registrado durante todo o ano de 2024.

O prefeito Leandro Vilela reforça que o objetivo da ação é manter a cidade limpa. “Estamos intensificando a zeladoria urbana e combatendo de forma rigorosa o descarte irregular. É dever do poder público agir, mas também é dever do cidadão respeitar o espaço coletivo. Vamos seguir firmes com a fiscalização e a punição de quem insiste em sujar e desrespeitar a cidade”, afirmou.

A operação envolve diversas pastas da administração municipal, incluindo as secretarias de Meio Ambiente, Segurança Pública, Planejamento e Regulação Urbana e a própria SDU. A Prefeitura destaca que o descarte irregular de resíduos é considerado crime ambiental, sujeito a multas que variam de R$ 500 a R$ 50 mil, conforme a gravidade da infração.

Além das ações de fiscalização e limpeza, estão sendo mapeados pontos críticos de descarte ilegal para a instalação de câmeras de videomonitoramento, com o objetivo de coibir novas ocorrências e identificar responsáveis.

Denúncias sobre descarte irregular podem ser feitas pelos telefones (62) 3238-7243 e (62) 98459-1661. Também é possível acionar a Guarda Civil Municipal pelo número 153.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo