CidadesSegurança

Goiás registra menor número de homicídios desde 2016, aponta SSP-GO

Segundo relatório, 213 municípios goianos não tiveram nenhum homicídio consumado

Dados divulgados nesta terça-feira, 1, pelo Observatório da Segurança Pública da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) indicam que o estado alcançou, em junho de 2025, o menor número de homicídios desde o início da série histórica em 2016.

No período, foram registradas 54 ocorrências em todo o estado. Segundo o relatório, 213 municípios goianos não tiveram nenhum homicídio consumado, incluindo feminicídios.

Em comparação com o mês de outubro de 2016, que teve o maior número de registros (256), a queda foi de 78,9%. Naquele mês, a média era de 8,25 homicídios por dia, enquanto em junho deste ano o índice caiu para 1,8 por dia.

A Secretaria atribui a redução à atuação integrada das forças policiais, ao uso de tecnologia e à aplicação de estratégias de inteligência. Desde 2019, o governo estadual afirma ter investido mais de R$ 17 bilhões na área de segurança.

Para o governador Ronaldo Caiado, os resultados refletem a política de segurança pública adotada desde o início de sua gestão. O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, também reforçou que os dados são resultado de planejamento, capacitação e ações conjuntas entre as forças policiais.

“A redução expressiva dos homicídios não acontece por acaso. É resultado de uma atuação integrada, do uso de inteligência policial, de investimentos em tecnologia, equipamentos e capacitação, além do comprometimento diário dos nossos profissionais”, destacou. “Já investimos mais de R$ 17 bilhões em segurança, por isso que Goiás hoje é referência e as pessoas têm liberdade plena em todo território estadual”, acrescentou Caiado.

O relatório é baseado em informações do sistema Qlik Sense (RAU), com atualização feita em 1º de julho de 2025. Os dados incluem feminicídios, conforme metodologia da SSP-GO.

Comparativo anual

A tendência de queda também aparece nos dados anuais. Entre 2018 e 2024, o número de homicídios no estado caiu de 2.118 para 945, uma redução de 55%. Entre 2023 e 2024, houve recuo de 12% nos homicídios dolosos.

A taxa de resolução desses crimes chegou a 91% em 2024, segundo a Polícia Civil de Goiás. Esse índice é considerado um dos mais altos do país e do mundo, de acordo com a corporação.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo