Cultura

Fundo de Arte e Cultura lança edital de inscrições para o Ocupa Goiás

Uma das categorias do edital é para ocupação de praças e parques públicos em Aparecida de Goiânia e Jaraguá

 

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) abriu nesta quarta-feira (02/07) as inscrições para o edital Ocupa Goiás, promovido por meio do Fundo de Arte e Cultura (FAC). O investimento total é de R$ 1,2 milhão. A iniciativa contempla duas categorias voltadas à realização de atividades culturais em espaços públicos, praças e parques.

A proposta tem como objetivo descentralizar a oferta cultural, incentivar a atuação de artistas locais e promover a ocupação de espaços públicos com manifestações artísticas. O edital e seus anexos já estão disponíveis para consulta.

A primeira categoria é direcionada à ocupação do Centro Cultural Trabalhista e da esplanada do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), em Goiânia. Serão selecionados 14 projetos nas áreas de artes visuais, dança, música e teatro, com foco em apresentações e pequenas exposições na sede do TRT 18º Região.

As propostas devem ser inscritas pela plataforma Baru e devem conter, entre outros documentos, o link com o espetáculo completo (exceto no caso de artes visuais), o currículo dos envolvidos e a descrição da ação formativa. Projetos que não apresentarem toda a documentação exigida serão desclassificados.

A segunda categoria do edital contempla a ocupação de praças e parques públicos nas cidades de Aparecida de Goiânia e Jaraguá, com a seleção de 20 projetos no total — dez em cada município. Podem ser inscritas propostas nas áreas de circo, dança, música e teatro.

As apresentações devem ser realizadas em até três praças ou parques da cidade escolhida, entre os espaços previamente definidos no edital. Os locais devem ser informados pelo proponente no momento da inscrição.

As inscrições também são feitas pela plataforma Baru, com o envio do link com o espetáculo completo, currículo comprovando a atuação da equipe técnica, currículo do artista ou grupo, além das necessidades técnicas da proposta.

Cada uma das categorias respeita critérios de cotas para garantir diversidade e inclusão, com vagas destinadas a pessoas negras, indígenas e com deficiência, conforme estabelecido no edital.

Outros editais

A Secretaria de Cultura informa ainda que o resultado preliminar de outros quatro editais do Fundo de Arte e Cultura – Edital de Difusão Cultural, Edital de Apoio às Festas Tradicionais e Populares em Goiás, Edital de Prêmio Nacional de Literatura Bariani Ortêncio e Edital de Estruturação e Manutenção de Bandas, Corais e Fanfarras – foi prorrogado para o dia 14 de julho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo