Aparecida realiza 15ª Conferência Municipal de Assistência Social com foco em avanços e fortalecimento do SUAS
Encontro tem como objetivo avaliar políticas públicas, debater propostas e eleger delegados para a etapa estadual.

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, promove hoje o último dia da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social. Realizado no espaço multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela, o encontro integra o ciclo nacional de debates do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e tem como objetivo avaliar políticas públicas, debater propostas e eleger delegados para a etapa estadual.
Com o tema “20 anos SUAS: construção da proteção social e resistência”, a conferência reúne profissionais da rede socioassistencial, usuários dos serviços, representantes de entidades e da sociedade civil. A proposta é construir coletivamente diretrizes que ampliem o acesso à assistência social com qualidade e equidade.
A programação inclui palestra da especialista Jeane Araújo Jorge Magnani, que abordou os avanços e desafios do SUAS no atual cenário social e político. Além disso, os participantes se dividem em grupos para debater cinco eixos temáticos definidos em âmbito nacional:
- Universalização do SUAS, com foco no acesso integral e respeito às diversidades;
- Aperfeiçoamento do sistema, com ênfase na inovação, valorização dos profissionais e gestão do trabalho;
- Integração de serviços e benefícios, buscando fortalecer a rede e a inclusão social;
- Gestão democrática e comunicação transparente;
- Financiamento do SUAS, com responsabilidade dos entes federados na consolidação das políticas sociais.
A secretária municipal de Assistência Social, Mayara Mendanha, destacou a importância do evento como espaço de escuta e construção de soluções conjuntas. “Assumimos a gestão com estruturas desorganizadas, equipamentos danificados e dificuldades operacionais. Mas, mesmo diante dos desafios, estamos reconstruindo a assistência social em Aparecida com seriedade e compromisso. E isso só é possível graças aos servidores da pasta, que seguem firmes na missão de acolher e transformar vidas”, afirmou.
O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Gilmar Pacheco, também reforçou a relevância da conferência como instrumento para a melhoria das políticas públicas. “É por meio desse debate que podemos sugerir mudanças reais para fortalecer o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. O SUAS é essencial na promoção de direitos e deve ser ampliado e financiado com responsabilidade.”
Presente no evento, o deputado estadual Mauro Rubem defendeu o fortalecimento do SUAS com participação popular e recursos permanentes. “O SUAS é uma política pública estruturante que precisa ser cada vez mais valorizada. Tive a oportunidade de contribuir para sua consolidação e reafirmo meu compromisso com seu aprimoramento em Goiás e em todo o país.”
A conferência acontece a cada dois anos e permite que representantes da sociedade civil e do poder público proponham melhorias e participem ativamente da construção das políticas de assistência social no município.