Cidades

Liberação de veículos recolhidos ao pátio do Detran-GO agora pode ser feita em qualquer unidade do Vapt Vupt

Novidade começa a valer este mês

Os proprietários de veículos apreendidos e levados aos pátios do Detran-GO agora têm mais facilidade para recuperar seus automóveis. A partir deste mês, o serviço de liberação pode ser realizado em qualquer unidade do Vapt Vupt no estado, além do Portal Expresso e da agência Padrão Detran, em Goiânia.

A medida faz parte de um pacote de ações voltadas à descentralização e modernização dos serviços públicos, segundo o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir. “Nosso objetivo é facilitar a vida dos usuários. Estamos investindo em tecnologia e na simplificação de procedimentos”, afirmou, citando também a descentralização de serviços como a Junta Médica e a Junta Técnica.

Como funciona a liberação

O cidadão que teve seu veículo recolhido pode acessar o serviço pelo site https://expresso.go.gov.br ou dirigir-se a uma das unidades do Vapt Vupt para regularizar a situação. A única etapa presencial obrigatória será a retirada do automóvel no pátio indicado.

Para obter o Termo de Liberação, é necessário quitar todos os débitos vinculados ao veículo, como IPVA, multas, taxas de licenciamento, pátio e guincho. Se não houver pendências administrativas, o sistema gera o documento automaticamente.

O Detran-GO recomenda o pagamento via Documento Único de Arrecadação (Dua), que tem compensação em cerca de cinco minutos. Já os pagamentos por boleto bancário podem levar até 72 horas para serem reconhecidos, a depender da instituição financeira.

A retirada do veículo pode ser feita pelo proprietário ou por um procurador. Nesse caso, é exigida procuração simples com os dados do veículo e especificação da finalidade. Se houver irregularidades administrativas, como alterações de características não regularizadas, o processo de liberação só poderá ser finalizado após a regularização, e não estará disponível online.

Números do serviço

Somente neste ano, mais de 11 mil liberações de veículos foram realizadas em Goiás. Desse total, 1.412 foram feitas de forma totalmente digital, por meio do aplicativo DetranGO ON. Na unidade Padrão Vapt Vupt Detran, na sede do órgão, a média é de 130 liberações diárias, cada uma exigindo pelo menos dois atendimentos presenciais.

O secretário estadual de Administração, Alan Tavares, reforçou o compromisso do Governo de Goiás com a modernização do atendimento público. “Temos investido constantemente para tornar o atendimento no Vapt Vupt mais eficiente, humano e resolutivo. Esta é mais uma ação que demonstra nosso empenho em melhorar os serviços oferecidos à população”, concluiu.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo