Com o objetivo de facilitar o acesso da população a serviços e campanhas de saúde, o governador Ronaldo Caiado lançou nesta quinta-feira, 10, o Canal Saúde Goiás. A nova ferramenta vai permitir que cidadãos recebam informações sobre vacinação, combate à dengue, consultas, exames, cirurgias e medicamentos, por meio de WhatsApp, SMS ou ligação telefônica.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) e promete modernizar a comunicação com o cidadão, promovendo mais agilidade e eficiência no atendimento à saúde pública.
Durante o lançamento, Caiado destacou que o canal vai funcionar como uma central de informações acessível e humanizada. “Essa central trabalha especificamente para simplificar a vida da pessoa. Vai dar dinâmica, resultado e eficiência. Por meio da inteligência artificial, vamos gerenciar tudo, desde a ocupação de vagas até cirurgias, internações e consultas”, afirmou o governador.
O vice-governador Daniel Vilela também participou do evento e ressaltou a tecnologia como aliada no gerenciamento de demandas da saúde. “É um mecanismo que aproxima o Estado da população”, disse.
Atendimento e serviços disponíveis
O Canal Saúde Goiás será permanente e funcionará em duas frentes: uma voltada para o envio automático de mensagens e alertas sobre campanhas de saúde, como vacinação e prevenção de doenças, e outra com atendimento direto ao cidadão para consultas sobre a situação de atendimentos, exames, cirurgias, medicamentos e orientações emergenciais.
Os canais disponíveis são:
-
WhatsApp: (62) 3201-3797
-
Ligação gratuita: 155
-
Números oficiais para envio de mensagens: (62) 3413-2700, (62) 3201-3797, (62) 3201-3768
-
SMS: número 27399
A primeira ação da plataforma será voltada à Campanha de Vacinação contra a Influenza, reforçando o chamado à população para se imunizar contra o vírus da gripe.
Segurança e proteção de dados
O secretário de Saúde, Rasível dos Reis, destacou que o sistema foi desenvolvido dentro das diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). “As mensagens serão enviadas apenas por números verificados. Não serão solicitadas senhas ou dados sensíveis. O acompanhamento será feito por CPF ou Cartão do SUS”, explicou.
Segundo o secretário, o canal também vai ajudar na redução da fila de espera e no aproveitamento das vagas liberadas, uma vez que a comunicação será direta e instantânea.
Mais proximidade e humanização
A ferramenta também inclui serviços como orientações sobre acidentes com animais peçonhentos, com apoio do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (Ciatox), e acompanhamento da Rede Nascer, voltada à atenção materno-infantil.
“É uma ferramenta de importância ímpar. O cidadão vai poder controlar datas de consultas, exames e internações. É mais um passo na modernização da saúde pública goiana, unindo tecnologia e humanização”, finalizou o governador.