Cidades

Distribuidoras de bebidas terão horário limitado em Goiânia; vendas na madrugada serão por delivery

Nova lei, proposta por Sargento Novandir (MDB), torna obrigatória a limpeza das portas, com funcionamento proibido após 23h59; delivery continua até 5h

Foto: Wesley Costa

 

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou em definitivo, na quinta-feira (10), o projeto de lei (PL 92/2025) que restringe o horário de funcionamento das distribuidoras de bebidas na capital. Agora a proposta segue para sanção ou veto do prefeito Sandro Mabel (UB), responsável por publicar a norma no Diário Oficial.

De acordo com o texto, de autoria do vereador Sargento Novandir (MDB), as distribuidoras deverão encerrar o atendimento presencial às 23h59 e só poderão retomar as atividades às 5h. Após a meia-noite, os estabelecimentos poderão operar apenas por meio de delivery, proibido atender clientes nas portas durante esse período.

A justificativa apresentada destaca que 44% dos homicídios na capital ocorrem em frente a esses locais, conforme levantamento das forças de segurança. A proposta também foi construída em parceria com a Procuradoria-Geral do Município, Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria de Segurança Pública, buscando respaldo jurídico e operacional .

Durante a tramitação, foi aprovada uma emenda, sugerida pelo vereador Cabo Senna (PRD), que libera o serviço de delivery entre 0h e 5h, desde que sem atendimento direto ao público.

O único voto contrário à proposta foi do vereador Bruno Diniz (MDB), que defendeu um horário de fechamento mais flexível, às 2h, para não prejudicar o comércio.

Se sancionada, a medida também iguala o horário das distribuidoras ao dos bares e restaurantes da cidade, reforçando o objetivo de reduzir a criminalidade e promover mais segurança nas áreas urbanas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo