A Companhia de Teatro Nu Escuro apresenta o espetáculo O Cabra que Matou as Cabras neste sábado (12), às 19h, no Pontão de Cultura Cidade Livre, em Aparecida de Goiânia. A montagem, que está em cartaz há 21 anos, marca o início de uma nova fase de circulação da companhia por cidades do interior goiano. Além de Aparecida, o grupo levará este e outro espetáculo, Dramas ao Cubo, para Cavalcante e Morrinhos ainda neste mês.
A ação integra o projeto de manutenção da Nu Escuro, que celebra 29 anos de atuação contínua, e foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), com apoio da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult).
As apresentações são gratuitas e realizadas em espaços públicos, reforçando o compromisso com a democratização do acesso à cultura.
Cia Teatro Nu Escuro
Após temporadas em praças e teatros de Goiânia com os espetáculos Plural, Barbas, Dramas ao Cubo e O Cabra que Matou as Cabras, a Cia de Teatro Nu Escuro volta seu foco para levar sua arte a outras regiões, com apresentações gratuitas em espaços públicos. A circulação também marca o início do processo de remontagem de O Alienista, prevista ainda para este ano.
O Cabra que Matou as Cabras é uma comédia irreverente que acompanha um advogado vigarista envolvido numa trama de golpes e assassinatos de cabras. Com humor e crítica social, o espetáculo mescla elementos da cultura popular brasileira e tem inspiração na peça medieval A Farsa do Advogado Pathelin.
Premiado nacionalmente, o espetáculo já conquistou sete troféus no Festival de Teatro de América (SP) e recebeu o título de Destaque Cultural do Ano, em 2005.
Sobre o grupo
Fundada em 1996, em Goiânia, a Nu Escuro é referência nacional em teatro de grupo, com mais de 15 espetáculos autorais no currículo e presença constante em festivais pelo Brasil. Ao longo de sua trajetória, a companhia se consolidou por sua pesquisa em dramaturgia autoral, teatro de formas animadas e processos colaborativos.
Neste ano, o grupo realiza reapresentações de seu repertório, oficinas com mestres do teatro brasileiro e novas ações que reforçam o vínculo com o público goiano.