Brasil

De vereador a governador, carreira política vencedora

Prefeito licenciado de Goiânia sempre foi filiado ao MDB, no qual ocupou os cargos de vice-presidente nacional de 2000 a 2001 e assumiu a presidência entre maio e setembro de 2001

Um dos principais nomes do MDB em Goiás, Maguito Vilela, que morreu na madrugada desta quarta-feira, 13, passou por vários cargos na vida política: vereador, prefeito, governador e senador. Ele ainda foi professor e advogado. Durante a vida política, Vilela sempre foi filiado ao MDB, no qual ocupou os cargos de vice-presidente nacional de 2000 a 2001 e assumiu a presidência entre maio e setembro de 2001.

Começou a carreira política em sua cidade natal, onde se elegeu vereador pelo extinto partido político Arena, e exerceu mandato entre 1977 e 1983. Também foi presidente da Câmara Municipal da cidade, segundo as informações oficiais do Senado Federal e do Governo de Goiás, onde está descrita a biografia política de Vilela.

Maguito foi o apelido que ganhou quando jogava futebol pelo Jataiense. “Eu era muito magrinho e a torcida pedia que eu ficasse em campo. Às vezes eu ficava na reserva e a torcida pedia ‘magrim’, ‘maguim’, aí ficou Maguito”, disse o político em uma entrevista. Ele precisou acrescentar o apelido aos documentos para conseguir usá-lo na primeira campanha política.

Em seguida, foi eleito para o cargo de deputado estadual. Atuou na 10ª legislatura, entre 1983 e 1987. Na época, foi líder do governo na Assembleia Legislativa de Goiás. A carreira política cresceu. Ao encerrar o mandato na Assembleia, conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados, onde cumpriu um mandato entre 1987 e 1991, sendo um dos chamados “deputados constituintes”, que trabalharam na elaboração e aprovação da Constituição Federal de 1988. Ele foi titular da Subcomissão dos Direitos e Garantias Individuais da Comissão da Soberania e dos Direito e Garantias do Homem e da Mulher.

Em 1991, foi eleito vice-governador de Goiás na chapa encabeçada por Iris Rezende. No final do mandato, em 1995, venceu a eleição para governador do estado. Ele se afastou da governadoria em abril de 1998 para se candidatar ao Senado Federal. Foi eleito e exerceu o mandato de senador até 2007.

Maguito Vilela se candidatou a governador em 2002 e 2006, não se elegendo em nenhuma das tentativas. Em 2008, ganhou a eleição para prefeito de Aparecida de Goiânia e foi reeleito para o cargo em 2012.

Fora da política

Maguito Vilela foi presidente da Associação Esportiva Jataiense entre 1976 e 1977, além de professor da rede estadual de ensino, nos anos 1972 a 1977. Também foi vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). (Por Helton Lenine)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo