Aparecida
Tendência

Aparecida de Goiânia busca R$ 600 milhões do Brics para modernizar infraestrutura

Secretário da Fazenda, Einstein Paniago, explica que recursos estão em fase final de liberação

Aparecida de Goiânia, é uma das cidades em rápido desenvolvimento no estado de Goiás, e está de olho em um aporte significativo para impulsionar ainda mais seu crescimento. A cidade busca um financiamento de R$600 milhões junto ao Brics, bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, destinado a projetos de infraestrutura.

A equipe de reportagem do Diário de Aparecida conversou com o secretário da Fazenda de Aparecida de Goiânia, Einstein Paniago, sobre o recente encontro com representantes do BRICS. “Fomos recebidos diretamente pela presidente Dilma, o que destaca a importância desta negociação para nosso município e para o Brasil como um todo”, comentou Paniago.

Segundo ele, o diálogo com os representantes do bloco já estava em andamento, com reuniões preliminares realizadas tanto com sua presença quanto com a do prefeito da cidade, Vilmar Mariano (MDB). Paniago revelou ainda que a proposta já passou pelo comitê de crédito do BRICS e também já foi validada pelo Born, o conselho de diretores representantes dos países membros. “Após nossa visita, em 15 dias houve uma reunião extraordinária, e a proposta foi aprovada também pelo Born”, informou Paniago.

Atualmente, a solicitação está sendo analisada e revalidada pelo Tesouro Nacional. Esse processo envolve a revalidação de documentos e a apresentação da prestação de contas, incluindo o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) do segundo quadrimestre. “Após 15 dias da nossa visita, houve uma reunião extraordinária e nossa proposta foi aprovada também pelo Born. Agora, estamos na fase de revalidação no Tesouro Nacional. Devido a demoras no processo, tivemos que enviar a documentação com a prestação de contas do RGF do segundo quadrimestre.”

O secretário explicou ainda que o  RGF é o relatório de gestão fiscal. O documento quadrimestral é enviado aos Tribunais de Contas e, em seguida, à Secretaria do Tesouro Nacional, provando o cumprimento dos índices. “Estamos tranquilos, pois já superamos o índice mínimo de aplicação em educação e saúde, que são exigências do Brics”, explicou Paniago.

Paniago expressou confiança no avanço positivo das negociações. Para a equipe de reportagem, ele detalhou que após a análise no Tesouro Nacional, o caso irá ao Senado Federal, especificamente na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que tem o senador Vanderlan Cardoso como presidente. “Já conversei com o presidente Vanderlan, e ele está comprometido a nos ajudar. Além disso, o próprio governo, por meio da Casa Civil e do Ministério das Relações Institucionais, também está mobilizado. Não acreditamos que haverá dificuldades. No próximo ano, planejamos iniciar licitações para concretizar o sonho do ex-prefeito Maguito, que se tornou o sonho do prefeito Vilmar Mariano: pavimentar e urbanizar toda a cidade”, finalizou.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo