Notícias

Hospital goiano realiza cirurgia de separação gêmeas siamesas

Cirurgia será realizada pela equipe do doutor Zacharias Calil no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente

Amanhã, 11 de janeiro, o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente,  em Goiânia, realiza a primeira cirurgia de separação de gêmeos siameses. A unidade é referência em média e alta complexidade para a região centro-oeste.
A operação será conduzida pela equipe do médico Zacharias Calil. Cerca de 50 profissionais estarão envolvidos. O procedimento pode durar até 19 horas.
De acordo com o médico, a cirurgia  realizada por etapas. Zacharias Calil explica que o nível de ligação entre os intestinos será determinante para a continuidade até a separação total.
Calil conta que as crianças dividem os intestinos grosso e delgado, fígado e genitália. Unidas pela bacia, ou seja, pelo osso ísquio, elas configuram um caso de gêmeas isquiópagas, classificado como um dos mais complexos da cirurgia pediátrica.
“A expectativa é grande porque é uma cirurgia de alta complexidade. Apesar de nós já termos realizado várias cirurgias, essa será minha vigésima segunda, eu considero esse caso totalmente diferente devido à condição anatômica”, explica.
As pacientes são as  gêmeas siamesas Valentina e Eloá Prado dos Santos, de 3 anos. Elas nasceram unidas por parte do tórax e abdômen. Depois de dois anos de acompanhamento médico,  elas vão passar pela  cirurgia de separação.
Muito alegres, Valentina e Eloá já estão ambientadas ao Hecad, hospital onde vão passar pela cirurgia de separação nesta quarta-feira
Muito alegres, Valentina e Eloá já estão ambientadas ao Hecad, hospital onde vão passar pela cirurgia de separação nesta quarta-feira
As meninas nasceram em Guararema (SP), mas a família se mudou para Morrinhos, no sul de Goiás, para ficar mais próxima da unidade de saúde. O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente é uma das poucas no país que realiza o procedimento de separação.
Desde 2021, elas já passaram por diversos atendimentos até a colocação dos expansores, espécie de tecido que tem a função de estimular o crescimento da pele. “Estamos confiantes que já deu tudo certo”, disse o pai, Fernando de Oliveira dos Santos.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo