Jeans de Aparecida é destaque nacional
Estilista goiana levou peça exclusiva para importante exposição em São Paulo
Aparecida de Goiânia se destaca no cenário estadual na produção de jeans. A cidade abriga mais de mil fábricas e confecções que trabalham com o tecido, que é importante histórica, econômica e culturalmente.
Dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção mostram que o estado de Goiás abriga 3% das indústrias têxteis e de confecção do Brasil. Estas empresas produzem mais de 60 milhões de peças de vestuário ao mês. Deste total, 70% são roupas em jeans. As roupas são comercializadas em todo o Brasil e exportadas para regiões como América Latina, Europa e Ásia.
A estilista goiana, Polly Fernandes, que assina as peças em jeans da Sallo Jeans, maior confecção da região centro-oeste que fica em Aparecida, explica que o jeans confeccionado em Goiás tem destaque nacional, graças aos elevados critérios de qualidade adotados pelas indústrias goianas.
Ela explica que nacionalmente existe escassez de mão de obra qualificada, o que prejudica a produção. Porém, a estilista detalha que Goiás se destaca por ter uma costura de primeira linha e um acabamento mais refinado. “Nosso jeans brilha! Temos beneficiamentos sofisticados, tecnologia aplicada e grandes profissionais que prezam o conforto e a qualidade”, justifica.
A estilista Polly Fernandes é uma dos sete profissionais de moda de Goiás convidados a desenvolver uma peça em jeans para a Denim City Academy, hub de inovação e uma escola com foco na formação e profissionalização de integrantes do setor, com confecção e lavanderia piloto, restaurantes e uma loja conceito.
Para o evento, que aconteceu de 16 a 19 de maio, ela levou uma jaqueta desenvolvida exclusivamente para a exposição. Totalmente feita em Jeans, a peça tem um bordado que demorou 3h para ficar pronto por causa dos mais de 30 mil pontos que formam a caveira colorida. A especialista destacou ainda que o resultado foi tão positivo que a empresa estuda lançar uma edição limitada. Após a exposição, a jaqueta vai rodar o Brasil por um ano na jornada do Blue Day, promovido pela Santana Têxtil, como estratégia para fomentar o mercado do jeans.
A história do jeans
O jeans é um tecido que se tornou uma marca da revolução na moda. Ele foi criado no século XIX para ser usado como roupa de trabalho, mas logo se tornou um item de moda popular. Hoje, o jeans é usado em todo o mundo e é um símbolo de estilo e conforto. Hoje, 20 de maio, é celebrado o Dia do Jeans. A data foi criada para celebrar a popularidade do tecido e incentivar as pessoas a usarem jeans em diversas ocasiões.
Ele foi criado em 1873 por Levi Strauss, um imigrante alemão que se mudou para os Estados Unidos. O tecido tinha o objetivo de ser usado como roupa de trabalho para os mineiros de ouro da Califórnia, por ser resistente e durável era ideal para o trabalho pesado.
Na década de 1950, o jeans se tornou popular entre os jovens na quando os filmes de Hollywood começaram a retratar os jovens usando o tecido. A partir daí, o tecido se tornou um item de moda popular e foi usado por pessoas de todas as idades.
Hoje, o jeans é usado em todo o mundo e é um símbolo de estilo e conforto. Ele pode ser usado em várias ocasiões, desde o trabalho até um evento social. O jeans é um tecido versátil que pode ser combinado com várias peças de roupa, como camisas, blusas, casacos e sapatos.
Polly Fernandes destaca que o jeans é democrático e possui uma cartela de artigos muito ampla, tendo opções de tecido do mais leve ao mais rígido. Ela também destaca que a modelagem é o coração da produção para um jeans se tornar o seu queridinho. “É importante individualizar esse shape e entender cada possibilidade de composição. Essa diversidade de opções é o que garante ao Jeans ser peça chave em todos os guarda roupa”, destacou.
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