Moradores de bairro de Aparecida reclamam de abandono
Queixa dos moradores do Jardim dos Ipês é fundamentada em matagal, lixo e ausência de asfalto, que é uma promessa antiga para a região.
Moradores do setor Jardim dos Ipês em Aparecida de Goiânia reclamam de abandono do bairro. A queixa é fundamentada em matagal, lixo e ausência de asfalto, que é uma promessa antiga para a região.
Até um perfil no Facebook, que tem.1578 seguidores, foi criado para dar mais visibilidade as dificuldades enfrentadas pelos moradores do bairro. Entre os amigos do perfil estão o prefeito Vilmar Mariano e os vereadores Isaac Martins, Domingos Rodrigues, Roberto Chaveiro, Orlanis Maranhão.
Na pagina do Facebook, fotos e vídeos do bairro são publicados com frequência. Fatos positivos como a reforma da Escola Municipal Jardim dos Ipês, entregue pelo prefeito Vilmar Mariano em setembro de 2022, ou a topografia feita para o estudo do asfalto, em outubro de 2022, são mostrados mas a ausência do asfalto e a dificuldade de locomoção que a população da região está sofrendo são a maior parte das publicações.
A foto da capa do perfil do Facebook, que se chama “Bairro Jardim dos Ipês Abandonado” tem uma foto com uma faixa que diz “Trocamos promessas por asfalto”.
Em uma visita rápida na região, podem ser observadas valas, pedregulho e muito desnível nas ruas que dificultam a passagem de carros, pedestres, bicicletas e motos.
Segundo C.M.B, 55 anos, que preferiu não ser identificada e que faz trabalho social na região, está perigoso até para as crianças brincarem. “O desnível é tanto que é perigoso elas caírem e se machucarem nos buracos”, revelou.
Recentemente, para minimizar a situação, a Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia enviou patrolas para nivelar algumas ruas. A ação foi registrada pelo perfil do Facebook com indignação.
Com o vídeo das patrolas trabalhando, o perfil escreveu: “Precisamos de respeito e não de patrolamento”. Segundo C.M.B, os moradores da região já vivem de promessas há muitos anos e a falta de solução para o principal deles, que é a falta de asfalto, é vista como abandono e descaso com eles.
“Nossa equipe vem semanalmente ao bairro fazer ação social. Entregamos alimentos, roupas, materiais escolares. É notório que quem mora da região sofre muito tanto na época de chuva quando na seca. Quando não são os alongamentos, que em alguns locais estão se tornando perigosos pela enxurrada que algumas vezes entra nas casas, é a poeira constante na época da seca que deixa crianças e idosos constantemente doentes”, explicou
A posição da prefeitura
A equipe do Diário de Aparecida procurou a Prefeitura Municipal para verificar os pontos de reclamação no bairro. Por meio de nota, a assessoria respondeu que
“com relação ao mato alto, a obrigatoriedade de limpeza e roçagem é do proprietário, mas que realiza o serviço, seguindo cronograma, visando minimizar os problemas aos moradores vizinhos. Informa que o serviço de roçagem é cobrado no ITU do imóvel.
De acordo com a prefeitura, as equipes de roçagem iniciarão os trabalhos no Jardim dos Ipês em breve. Sobre o asfalto, a secretaria de Infraestrutura informa que a gestão municipal está contratando empréstimo internacional cujos recursos serão utilizados para a realização de diversas obras na cidade, incluindo a pavimentação dos bairros que ainda não contam com este benefício.
Ainda de acordo com a nota, a expectativa da gestão é de que os trâmites legais sejam finalizamos neste primeiro semestre e a licitação iniciada logo em seguida.
Sobre lixos e entulhos, a nota informou que a Prefeitura de Aparecida encaminhará uma equipe ao bairro para averiguar a situação e tomar as devidas providências.
—