Pets influencers são um verdadeiro fenômeno da internet
A vida dos bichos que fazem sucesso no Instagram, YouTube, TikTok e até nos negócios
Uma nova onda de celebridades emergiu nas redes sociais. Estamos falando dos pets influencers, cachorros e gatos que ganharam perfis e contas e assim conquistaram uma multidão de seguidores.
Em parceria com “seus” humanos, esses animais criam um relacionamento que gera engajamento em histórias divertidas e emocionantes e também atraem bons negócios, fazendo com que alguns tutores até abdiquem de empregos formais investindo na fama e na carreira dos bichinhos.
É o caso do ex-lutador e professor de muay thai, Tarcísio Lang (PA). Ele é o tutor do “gato mais mal-humorado do Brasil: Júlio Negão”. O perfil Júlio e Eu é seguido por 1,5 milhão de pessoas nas redes sociais (500 mil só no YouTube), vencedor do Prêmio Ibest 2022 na categoria Pet, foco de várias entrevistas, como na EBC, e cheio de marra, mesmo quando responde seus seguidores, sim, porque ele responde.
Os animais de estimação conquistaram espaço nos meios de comunicação há muito tempo, encantando e comovendo o público. Muitos desses animais, estrelas de filmes e programas de TV, eram treinados por renomadas empresas para desempenhar papéis na indústria do entretenimento. No entanto, com o advento das redes sociais, pessoas comuns têm se dedicado a criar perfis para seus próprios animais de estimação, compartilhando fotos, vídeos e aventuras no Tiktok, Facebook e Instagram.
Esse fenômeno deu origem a uma “categoria de influenciadores”: os pets. Alguns animais, como Júlio Negão, conseguiram se destacar nesse universo virtual, alcançando um enorme sucesso nas redes sociais.
Outro caso notável é da Tardar Sauce, mais conhecida como The Grumpy Cat, ou “A gata mal-humorada”. Quem navegou pela internet a partir de 2012, é bem provável que tenha se deparado com um meme protagonizado pela adorável e ranzinza felina.
A carreira começou quando Bryan Bundesen compartilhou uma foto da gata de sua irmã, Tabatha Bundesen, no fórum Reddit em 22 de setembro de 2012. Com sua expressão rabugenta, resultado de um tipo de nanismo felino, o sucesso logo se espalhou por diversos fóruns e comunidades, sendo associada a memes relacionados ao mau humor, ironia e sarcasmo.
The Grumpy Cat se tornou um verdadeiro fenômeno da internet, gerando uma série de produtos e campanhas. A gata concedeu entrevistas à Forbes, fez colaborações com outros felinos famosos, como o Garfield, e até estrelou seu próprio Especial de Natal em 2014.
Júlio e Eu – O gato mais mal humorado do Brasil
Gato preto resgatado das ruas pelo tutor Tarcísio Hang, chamado o tempo todo de seu “humano insolente”, Júlio é um ranzinza. Fez tanto sucesso que ganhou espontaneamente uma campanha com a hashtag #vimpelojulio, logo no início. Hoje ele tem família: a companheira Juliana e os filhos Juninho, Julieta, Jade e Judithe que também aparecem nos vídeos com falas hilárias sobre suas “intimidades” e as sete vidas que possuem – segundo Tarcísio, todas gravadas com a própria voz do tutor. O perfil faturou o Prêmio Ibest na categoria pet concorrendo com outros também muito seguidos. Júlio tem 1,5 milhões de seguidores e responde alguns deles, abusadamente, de vez em quando.
Gudan, o rusky que é sucesso no Tik-Tok (São Paulo, SP)
A combinação: animais de estimação, tecnologia e redes sociais é tão poderosa que fica claro quando observamos o fenômeno chamado Gudan, o Husky que tem mais de 6 milhões de seguidores no TikTok e 1,5 milhão no Instagram. Esse canino encanta seus seguidores com seu peculiar senso de humor, compartilhando observações curiosas sobre suas aventuras cotidianas e habilidade de apelidar os humanos. É isso mesmo: um cachorro que apelida pessoas!
Estopinha, a cadelinha do Skype (São Paulo, SP)
“Blogueira por profissão, fazedora de arte por opção”, com essa frase Estopinha recepciona os seus 739 mil seguidores. Ela é mais um dos Pet Influencers que fazem sucesso nas redes sociais, lançando até mesmo um livro autobiográfico. Seu tutor é o veterinário Alexandre Rossi, o Dr Pet como é conhecido, que a treinou e hoje faz videochamadas pelo Skype, pioneiro nesse tipo de “atendimento”, entrevistado em programas de tv como dos apresentadores Luciano Hulk e Ana Maria Braga.
Chico, o gato que cansou de ser e virou CEO (São Paulo, SP)
Isso mesmo, Chico não é mais um gato, agora é CEO e administra a marca que leva o seu nome de acessórios para felinos. A história de Chico, assim como tantas outras começou de forma despretensiosa, de uma brincadeira colocaram um chifre de unicórnio na cabeça do gato e de espontaneamente alguém disse: “Ele cansou de ser gato”. As tutoras, a administradora Amanda Nori e a publicitária Stefany Guimarães, perceberam que ele se sentia à vontade com as roupinhas e até fantasias e Chico virou modelo e empresário, abrindo seu próprio negócio.
Sergio Bartolomeu, estagiário supervisionado pela jornalista Marília Assunção
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.