Notícias

Prefeitos de grandes cidades querem novo mandato para Ronaldo Caiado

Prefeitos das 30 maiores cidades goianas – com raras exceções – defendem a reeleição do governador Ronaldo Caiado (DEM) nas eleições de 2022. O contingente populacional dessas cidades representa 2/3 do eleitorado goiano, segundo levantamento feito pelo Diário de Aparecida.

Além do DEM, partido do governador, os prefeitos pró-Caiado pertencem a siglas como o PSDB, MDB, PSD e Republicanos, teoricamente posicionados no campo oposicionista em razão das eleições de 2018, quando apoiaram as candidaturas de José Eliton (PSDB) e Daniel Vilela (MDB) à sucessão estadual.

É preciso registrar: dos 246 prefeitos de grandes, médias e pequenas cidades, a base do Governo Caiado – e, consequentemente, o apoio à reeleição – conta com 160, além de centenas de vices, vereadores, ex-prefeitos e ex-vereadores. Os prefeitos sustentam que, mesmo que os seus partidos venham a optar por palanques diferentes nas eleições do ano que vem, irão abrir dissidência para apoiar a reeleição de Caiado.

Eles argumentam que o Governo Caiado promove parcerias administrativas para assegurar obras em áreas fundamentais, como Saúde, Educação, Segurança Pública e Infraestrutura, sem questionar qual a filiação partidária de quem quer que seja. Caiado tem evitado antecipar o debate sobre as eleições de 2022, entretanto, os prefeitos o procuram, durante encontros realizados em cidades estratégicas, para manifestar apoio à sua reeleição. Como esta reportagem mostra, são prefeitos de praticamente todos os partidos.

 

ROGÉRIO CRUZ – GOIÂNIA
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, hoje a principal liderança do Republicanos, mantém diálogo frequente com o governador e não economiza elogios às parcerias que Goiânia firma com o Estado. “Todas as vezes que procuramos o governador, fomos bem atendidos, principalmente neste momento de dificuldades da pandemia da Covid-19.” O Republicanos de Cruz deverá sentar-se à mesa com Caiado para discutir alianças para o pleito do ano que vem.

ROBERTO NAVES – ANÁPOLIS
O prefeito de Anápolis, Roberto Naves (Progressistas), recebeu apoio decisivo de Ronaldo Caiado na campanha pela reeleição, ano passado, quando o petista Antônio Gomide o ameaçava, conforme registravam as pesquisas de intenção de votos. Naves, ao lado de Caiado, venceu nas pesquisas e venceu o pleito no primeiro turno. Caiado é natural de Anápolis e sempre foi bem votado na cidade, o que a situa como a “menina dos olhos” do atual governador. “Caiado faz bom governo, é companheiro, merece novo mandato comandando os destinos de Goiás.”

PAULO DO VALE – RIO VERDE
O prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, expulso do MDB em 2019, trocou o partido pelo Democratas e, com o apoio do governador, foi reeleito no ano passado. É um dos mais fiéis seguidores de Caiado. “Goiás está em boas mãos, pois Caiado governa com seriedade e responsabilidade, além de espírito público. Vou estar ao lado do governador nesta campanha pela reeleição”, ressalta Paulo do Vale. Rio Verde é a maior cidade da região Sudoeste de Goiás, capital do agronegócio.

ADIB ELIAS – CATALÃO
Adib Elias, prefeito de Catalão, também foi expulso do MDB, em 2019, por ser caiadista. Ele foi reeleito pelo Podemos, com a presença de Ronaldo Caiado em seu palanque. Alcançou uma vitória consagradora, derrotando o grupo do tucano Jardel Sebba. Adib é a principal liderança política da região Sudeste do Estado. “Falar de Ronaldo Caiado é chover no molhado, pois ele é um líder político, honesto, trabalhador, que recolocou Goiás nos trilhos”, diz Adib Elias.

DIONE ARAÚJO – ITUMBIARA
Outro prefeito que estará ao lado de Caiado nas eleições de 2022 é Dione Araújo, eleito em Itumbiara (Sul do Estado), pelo DEM, com larga margem de votos, ano passado. Caiadista de primeira hora, o agropecuarista é um dos entusiastas de mais um mandato para o governador. “Para o bem de Goiás, Caiado deve ser reeleito para o segundo mandato. Vou suar a camisa, ao seu lado, na campanha do ano que vem”, diz.

DR. LUCAS – ÁGUAS LINDAS
O médico Lucas de Carvalho Antonietti, do Podemos, disputou sua primeira eleição majoritária com sucesso: conquistou o mandato de prefeito de Águas Lindas de Goiás, uma das maiores cidades da região do Entorno do Distrito Federal, tendo como principal “cabo eleitoral” o governador. “Fico feliz de estar ao lado de Ronaldo Caiado. Vamos trabalhar muito para ele conquistar o segundo mandato”, diz Dr. Lucas, como é conhecido.
DIEGO SORGATTO – LUZIÂNIA
Diego Sorgatto, prefeito de Luziânia, cidade também do Entorno do DF, abandonou o PSDB para filiar-se ao DEM, disputou as eleições e obteve vitória expressiva. “Sempre fui admirador de Caiado pela sua firmeza, coragem, ousadia, principalmente no combate à corrupção. Ele está recuperando as finanças do Estado, pagando em dia o funcionalismo, fazendo obras. Vou lutar pelo governador em 2022”, é o que promete.

GUSTAVO MARQUES – FORMOSA
Gustavo Marques, do Podemos, é prefeito de Formosa, outra cidade do Entorno do DF. Foi eleito com o apoio do governador Ronaldo Caiado e tem ligações com o secretário estadual de Governo Ernesto Roller, de quem foi vice-prefeito. “Goiás precisa continuar no caminho certo e a reeleição de Caiado é a garantia de que teremos um Estado parceiro dos municípios.”

PÁBIO MOSSORÓ – VALPARAÍSO
Pábio Mossoró, do MDB, prefeito de Valparaíso de Goiás, foi reeleito com Ronaldo Caiado em seu palanque. Mossoró integra a dissidência do MDB que, desde 2018, está ao lado do governador. “Defendo a aliança do MDB com o DEM para apoiar a reeleição do governador. Se o MDB trilhar por outro caminho, estarei novamente na dissidência, ao lado de Caiado.”

ALEANDRO CALDATO – SANTO ANTÔNIO DO DESCOBERTO
Aleandro Caldato, do DEM, foi eleito prefeito de Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do DF, tendo o governador como seu principal incentivador. Hoje, governa a cidade em parceria com o Estado. “Sou seguidor antigo de Caiado. Estarei com ele na campanha de 2022 porque a sua permanência no governo é positiva para os municípios e para a população goiana.”

FERNANDO PELLOZO – SENADOR CANEDO
Fernando Pellozo, do PSD, elegeu-se prefeito de Senador Canedo, na região metropolitana de Goiânia, com o apoio do governador e do senador Vanderlan Cardoso. Ele não economiza elogios a Caiado: “Sou grato pelas parcerias que o Estado firmou com a prefeitura nesses seis meses de administração. Caiado é um homem sério, merece ser reeleito para dar continuidade ao seu trabalho”, entende.

LEONARDO MENEZES – GOIANÉSIA
Leonardo Menezes, o Leozão do Renatão, do DEM, venceu as eleições para a Prefeitura de Goianésia, importante cidade da região do Vale do São Patrício, com o apoio ostensivo de Ronaldo Caiado. Ele substituiu o então prefeito Renato de Castro, impedido pelo MDB de concorrer. Leonardo derrotou o MDB de Daniel Vilela e o PSDB da família Lage. “Tenho orgulho de ser amigo de Caiado, um homem de bem, honesto e trabalhador”, ressalta.

PAULO AVELAR – JARAGUÁ
Paulo Avelar, do DEM, prefeito de Jaraguá, no Vale do São Patrício, também se elegeu com a presença de Ronaldo Caiado em sua campanha. “Vamos suar a camisa, ano que vem, pela reeleição do governador. Caiado é orgulho dos goianos e cuida bem dos recursos públicos”, declarou ele em recente encontro de prefeitos.

VANUZA VALADARES – PORANGATU
Vanuza Valadares, do Podemos, foi eleita prefeita de Porangatu, cidade da região Norte do Estado, fortemente apoiada por Caiado. Foi o governador quem a convenceu a enfrentar o desafio da disputa, que acabou em vitória. “Ronaldo Caiado e Gracinha Caiado cumprem, com dedicação e espírito público, a missão de conduzir o Estado, trabalhando muito, com enfoque no desenvolvimento social e econômico. Vamos trabalhar com afinco pela reeleição do governador”, destaca Vanuza Valadares.

NAÇOITAN LEITE – IPORÁ
Naçoitan Leite, reeleito prefeito de Iporá pelo PSDB, trocou imediatamente de partido, ingressando no DEM para trabalhar pela reeleição de Ronaldo Caiado. “Fiquei entusiasmado com as ações administrativas do governador nesses quase dois anos e meio. É uma pessoa correta, bem-intencionada e trabalhadora. Estarei ao seu lado na campanha do ano que vem”, explicou Naçoitan Leite.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo