EconomiaNotícias
Tendência

Cavalos movimentam mais de R$ 30 bilhões por ano no Brasil

O Quarto de Milha se destaca no cenário nacional com mais de  650 mil animais registrados

O Brasil é um dos principais países do mundo em relação à criação de cavalos. Ocupa  o quarto lugar no ranking global. As informações são da   Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

A indústria equina  movimenta mais de  R$ 30 bilhões por ano no país. Por isso, tem elevada importância no setor do agronegócio e apresenta elevado potencial econômico e social. Entre as raças mais destacadas, o Quarto de Milha se destaca. É um dos maiores plantéis do país e tem 650 mil animais registrados.

Quarto de Milha

O Quarto de Milha realiza mais de mil provas oficiais em todo o território nacional. São mais de 130 mil inscrições nas 23 modalidades praticadas pela raça. Esse sucesso é atribuído ao elevado investimento em melhoramento genético e na profissionalização de treinadores, competidores e demais profissionais envolvidos.

Cavalos sendo usados em tratamento de saúde

A utilização do cavalo vai além da agropecuária. Também é usado para  esporte e para a Equoterapia. É importante desmistificar as práticas esportivas e evidenciar que a relação entre o homem e o animal provém do campo.

Sociedade quer expansão do número de animais em projetos

A ABQM possui uma extensa agenda de responsabilidade socioambiental (ESG) no setor equino. As competições promovidas pela associação priorizam o bem-estar animal e incluem categorias para paratletas. Além disso, em parceria com a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil), a ABQM apoia a expansão de centros de Equoterapia em todo o país, com o objetivo de alcançar todas as capitais brasileiras até o final de 2023.

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo