Cidades

Servidores da Câmara de Goiânia aprimoram técnicas de comunicação para melhorar o atendimento ao público

Após uma reestruturação, a escola interna em parceria com 20 instituições, promoveu 16 treinamentos para 900 participantes, entre servidores e alunos de escolas públicas e privadas

Estudantes e integrantes da comunidade também participaram das aulas. Foto. Divulgação.

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Goiânia, realizou antes do recesso parlamentar três oficinas para melhorar o trabalho dos servidores  da casa. Foram abordados temas como a arte de falar em público, técnicas de comunicação política, desenho normativo de políticas públicas, processo legislativo e o novo sistema de informática utilizado pela câmara, o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Estudantes e integrantes da comunidade também participaram das aulas.

Desde o início de 2021, quando passou por uma reestruturação, a Escola do Legislativo promoveu 16 treinamentos com 57 palestrantes e público de 900 participantes. O trabalho foi desenvolvido com 20 instituições parceiras, entre estas está a Universidade Federal de Goiás (UFG), que junto com a Câmara conduz o Programa Politizar, no qual alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares, passam  por seleção e treinamento para vivenciarem a atuação de vereadores, compondo comissões, elaborando e votando leis. Uma forma de despertar nas novas gerações a consciência política e o compromisso com a democracia.

“Eu acho importante porque a gente começa a entender bastantes coisas que acontecem na sociedade, como funciona os projetos de leis e como são feitas as leis”, disse a estudantes Anna Flávia Pires. “Não é todo dia que você tem experiência de vir para a câmara, saber como todo o processo legislativo funciona. É uma vida incrível, única e inovadora, e eu acho que isso agrega muito a mim como cidadã, estudante e como profissional”,  expressou Ana Júlia Gosta Lima, aluna.

 “Atualizamos os conhecimentos para prestarmos um trabalho aprovado ao goianiense”

 

A coordenadora da Escola do Legislativo, Milka Rezende explica que a meta é dar continuidade aos projetos de formação e qualificação. “Tudo que a gente tem feito desde o início do ano passado até o momento e vai continuar, é voltado para dois objetivos, que é a capacitação permanente dos servidores aqui da câmara e a educação em direitos e política. Então a nossa ideia é ampliar as visitas guiadas de estudantes de ensinos, médio e fundamental para conhecerem a Casa, e também oferecer palestras tanto para servidores da câmara, quanto da prefeitura, relacionadas a área da saúde e a direitos como e quando identificar vítimas de violência, como acolher, encaminhar, têm sido mais ou menos nesse sentidos que temos e vamos continuar trabalhando”, explicou Milka Rezende.

O objetivo maior é fortalecer o papel da câmara e aprimorar os serviços prestados à população. “O conhecimento sempre tem que ser atualizado porque a Legislação, rotinas e tecnologias de trabalhos mudam. Então  preciso atualizar de uma maneira periódica e sistemática para que possamos ter sempre um trabalho de excelência para prestar para a população goianiense”, complementou Rezende.

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo