Aparecida

“Como faz para a prefeitura vir colocar as lâmpadas nos postes?”, pede moradora do Jardim Tiradentes

Por dificuldade de enxergar, motoristas de ônibus passam sem reduzir a velocidade no quebra-molas. O perigo iminente de invasão de logradouro ronda o setor

Ana Paula Arantes

 

A iluminação pública traz segurança, reduz o risco de ruas serem pontos de crime, possibilita às pessoas a enxergar melhor as vias no período noturno, evitando acidentes, além de possibilitar que as famílias se sintam mais seguras ao andar em ruas claras e valorizadas por lâmpadas de boa qualidade.

 

Célio Aparecido Silva, 22 anos morador do Jardim Tiradentes, bairro com mais de 20 mil habitantes, disse que para os alunos que estudam no período noturno, a luz nos postes garante tranquilidade no trajeto para o colégio e faculdade a exemplo do caso dele e da irmã, Camila Aparecido Silva, 19 anos, que dependem da iluminação noturna para fazer o trajeto para a faculdade.

 

“A gente desce do ônibus com mais segurança, e minha mãe fica mais tranquila. Descemos do ônibus na Avenida 8 aqui do Tiradentes, quando a rua está escura o jeito é ligar a lanterna do celular e pedir meu avô para nos encontrar na esquina, só que tem dias que não dá, por causa da chuva ou de algum sinal de perigo”, falou o estudante de administração, pedindo para não publicar imagens de sua família na matéria.

 

Ao Diário de Aparecida, um outro morador enviou um vídeo gravado à noite, onde retrata a escuridão de uma parte da Avenida 8 do Jardim Tiradentes. As filmagens mostram os motoristas de ônibus, por dificuldade de enxergar passarem sem reduzir a velocidade no quebra-molas ou lomba, também designado lombada. O perigo de invasão de logradouro, colisão ou atropelamento de pedestres é iminente. É  possível ouvir o cantar dos pneus em cada freada na gravação.

 

“A gente tem até medo de abrir o portão e sair. É perigoso andar em uma esquina escura, não sabe o que vai acontecer com a gente. Se falhar um poste sem luz, para nós faz uma diferença muito grande. Tem como vocês ajudar a gente, ou nos dizer como faz para a prefeitura vir aqui colocar as lâmpadas?”, pediu Neiva Aparecido, 54 anos, mãe dos jovens estudantes e também moradora de rua paralela a Avenida 8.

Moradores terão que continuar andando no escuro

A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) recebeu a solicitação de respostas do Diário de Aparecida à reclamação dos moradores. Dona Neiva Aparecido e o autor do vídeo que não quis se identificar, pelo tom da nota enviada terão que andar mais uns dias no escuro.

Nota na íntegra

“A secretaria de Desenvolvimento Urbano de Aparecida informa que encaminhará uma equipe de manutenção da iluminação noturna ao local na próxima semana, segundo cronograma de trabalho já estipulado. A secretaria ressalta que neste período de chuvas é mais comum a falha do sistema elétrico dos postes, o que faz haver a queima das lâmpadas, por isso as equipes técnicas atuam na cidade todos os dias, no período noturno, para realização de manutenção, onde necessário.” (A.P.A.)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo