Vídeo: Fantástico registra campanha do governo de Goiás para prevenção à Covid-19
É por mensagem de áudio que o desespero se espalha pelo Brasil. Em comum: a denúncia de um colapso. Mais um colapso. Hospitais lotados, UTIs com leitos esgotados, médicos escolhendo que paciente vão poder salvar. Na próxima quinta-feira (11), vai fazer um ano que a Organização Mundial da Saúde decretou a pandemia. Enquanto alguns países, com a vacinação avançada, já começam a deixar o coronavírus para trás, o Brasil volta à estaca zero.
É pior que isso até. Março de 2021 tem número de mortos e infectados ainda mais altos que nos meses de 2020. É como se um ano depois do início da pandemia, existissem dois Brasis… um que se aglomera nas praias, nos bares e festas clandestinas — levando uma vida praticamente normal. E outro que, pelo celular, desesperado, pede socorro. Veja a reportagem do Fantástico, na íntegra, no vídeo que acompanha essa matéria.
Atenção para um detalhe importante: o Fantástico destacou a campanha do governo de Goiás, que usou o áudio de uma ligação de um paciente da Covid-19, falando com a família, pouco antes de morrer. A peça foi elogiada em todo o Brasil, pela força que mostrou ao apontar para a necessidade de conscientização da sociedade sobre os perigos do novo coronavírus. É um acerto e tanto da Secretaria estadual de Comunicação, marcando uma guinada na qualidade da comunicação oficial do Estado desde a posse do governador Ronaldo Caiado.