Aparecida

Após colapso na Saúde, Aparecida abre mais de 100 novos leitos hospitalares

Eduardo Marques

Após Aparecida de Goiânia atingir o índice de 101,79% de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 87,21% de enfermarias voltados ao tratamento da Covid-19 na Saúde pública municipal, segundo dados de ontem, 9, a tarde da Secretaria Estadual de Saúde, a prefeitura anunciou a criação de 106 novos leitos hospitalares exclusivos ao combate do vírus. São 20 novas UTIs no Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) e 86 enfermarias no Centro Municipal de Especialidades, que ficam prontos e entram em funcionamento conforme as necessidades do município.

O secretário Municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, orientou a população sobre como proceder em caso de sintomas: “Se você estiver se sentindo mal, procure imediatamente uma unidade de saúde. Temos três UPA’s e 40 UBS’s abertas para pacientes com sintomas gripais. Nem precisa de agendamento. Fique atento! As pessoas estão se agravando muito rapidamente. Amanhecem bem e à noite precisam de internação”. De acordo com ele, após avaliação do médico, caso necessário, o paciente poderá ser regulado para algum dos hospitais da cidade: “Não adianta procurar diretamente o Hmap ou o Centro de Especialidades”. 

O secretário Alessandro Magalhães relembrou as principais estratégias de enfrentamento à Covid-19 adotadas na cidade: “Desde o início buscamos o equilíbrio entre as necessidades econômicas e de saúde. Investimos na testagem em massa, no monitoramento dos doentes pela Central de Telemedicina, exames laboratoriais a cada 48h e empréstimos de oxímetros. Abrimos também 240 leitos hospitalares. Tudo isso nos proporcionou superar a primeira onda de forma mais segura. Porém, hoje enfrentamos o pior momento da pandemia. As novas linhagens do Coronavírus são mais transmissíveis e agressivas. Precisamos da compreensão e empatia de todos, caso contrário tudo o que fizermos não será suficiente”.

Com a entrega desta semana, Aparecida de Goiânia passa a ter 140 leitos de UTI e 181 de enfermaria exclusivos para tratamento da Covid-19. São 122 UTI’s no Hmap e 18 no Hospital Garavelo, unidade privada contratada pela Prefeitura. Já os leitos de enfermaria estão distribuídos da seguinte forma: 55 no Hmap, 40 no Hospital Garavelo e 86 no Centro Municipal de Especialidades. Antes da pandemia, a rede pública da cidade contava com 63 leitos de UTI para atender as demandas do município. Eles também continuam funcionando.

Balanço 

De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado na segunda-feira, 8, às 17 horas, pela Secretaria de Saúde de Aparecida, o município possui 807 casos ativos, que estão hospitalizados ou monitorados pela Telemedicina, oxímetros e exames. De 51.156 casos confirmados, 49.607 estão recuperados e 747 vieram a óbito por Covid-19. 

Os bairros com mais casos de Covid-19 na cidade são: Jardim Buriti Sereno (2.286), Cidade Vera Cruz (2.173), Jardim Tiradentes (1.660), Setor Garavelo (1.343), Garavelo Residencial Park (1.130), Sítios Santa Luzia (1.083), Independência Mansões (1.012) e Parque Veiga Jardim (992). 

Foto: Enio Medeiros / Secom Aparecida

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo