Longe dos holofotes, Estádio Serra Dourada completa 46 anos
Júnior Schumacher
Inaugurado no dia 9 de março de 1975, o Estádio Serra Dourada completou 46 anos na última terça-feira, 9. O primeiro jogo no palco foi entre a Seleção Goiana e Portugal, com vitória dos goianos por 2 a 1, de virada, com gols de Lincoln e Tuíra.
O Serra Dourada foi palco de grandes momentos de Atlético/GO, Goiás, Vila Nova, e de outros clubes brasileiros e também da Seleção Brasileira, que jogou no estádio 15 vezes, sendo a última em 2016, contra o Japão, antes dos Jogos Olímpicos.
O estádio foi projetado por Paulo Mendes da Rocha, arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker de 2006. O Serra Dourada já chegou a ser o sétimo maior estádio do Brasil, mas com as construções dos novos palcos para a Copa do Mundo disputada no Brasil em 2014, e também por conta da redução da sua capacidade de público, por motivo de segurança, hoje, o mesmo ocupa a vigésima primeira posição nesse ranking.
E por falar em capacidade de público, originalmente o estádio foi projetado para 80 mil pessoas, hoje esse montante não passa de 51 mil pessoas (capacidade oficial: 50.049). O maior público já registrado em suas dependências é justamente o de sua inauguração, 79.610 pessoas estiveram presentes. O segundo maior público do estádio é um Goiás e Vila disputado em 1978. 76.583 pessoas prestigiaram o clássico goiano.
Sem ter o que comemorar, pois a praça esportiva não recebe uma partida oficial desde de dezembro de 2019, Explica-se: Quando do fim do Campeonato Brasileiro de 2019, o estádio fechou suas portas para que se adaptasse as novas normas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A intenção era que até o início do Brasileirão 2020, tudo estivesse preparado para que recebesse partidas da Série A. Acontece que com o início da pandemia em março do ano passado, tudo foi paralisado e quando o futebol voltou em agosto, os clubes preferiram mandar seus jogos em seus respectivos estádios, pois não haveria a presença de público.
O Vila Nova deve confirmar hoje a transferência de sua partida válida pela quarta rodada do Campeonato Goiano 2021, contra o Iporá para a praça esportiva. Será o fim de um período de 462 dias sem jogos oficiais. Porém o estádio continua sem condições de receber por exemplo, uma partida válida pela Série A do Campeonato Brasileiro. Sobre isso, o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, se justificou.
“Em relação ao Campeonato Goiano, sem problema algum, nós temos algumas coisas específicas em relação à CBF, que exige uma determinada situação de iluminação. Com relação ao campo, ao gramado, está em perfeitas condições”, discorreu.
Para essa nova reabertura, o estádio não contará com nenhuma modificação efetiva. A principal questão, para a liberação da CBF, é a iluminação do Serra que ainda precisa atender as exigências. O secretário explicou que o processo licitatório já está aberto, mas que é um processo longo. No momento, o Serra Dourada só pode receber jogos do Campeonato Goiano, e das divisões inferiores do Campeonato Brasileiro ( Séries B, C e D).