Notícias

Dez dos 41 deputados estaduais querem ir para a Câmara Federal

Dos 41 deputados estaduais, dez estão de olho na disputa à Câmara Federal nas eleições do ano que vem. Antes de bater o martelo e decidir sobre uma candidatura, os políticos fazem as contas, consultam os partidos sobre o “quinhão” do fundo partidário e eleitoral e avaliam as chances de vitória com os prefeitos e vereadores que estão nas suas bases eleitorais.
Levantamento feito pelo Diário de Aparecida mostra quem, na Assembleia Legislativa, tem chances de dar um passo à frente na corrida política, ou seja, postular uma das 17 cadeiras que cabem a Goiás na Câmara Federal no pleito do ano que vem.
É importante, para conseguir uma vaga, a definição sobre qual bandeira partidária isso ocorrerá, decisão que só será tomada a partir de abril de 2022, quando se abre a “janela partidária” – mudança de legenda, sem risco de perder o atual mandato, e também quando se aproxima o período de convenções, em agosto.
Muitos recuos ocorrem quando se avalia e se pesa a influência da atual bancada de parlamentares federais, que têm o campo aberto para a reeleição, com base nas generosas verbas públicas aos municípios através das emendas orçamentárias, o que faz desigual o jogo eleitoral das 246 cidades goianas.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo