Notícias

“Vamos concluir todas as nossas obras, nada ficará para depois”

DA – Aparecida é um município com número elevado de famílias em situação de vulnerabilidade. O que está sendo feito e o que fazer a mais para reduzir ou eliminar esse foco de desigualdade social?
CAIADO – Temos um balanço extraordinário nessa área. O atendimento que temos feito, inclusive através das ações da Organização das Voluntárias de Goiás, notadamente quanto à distribuição de cestas básicas, está contribuindo para aliviar a pressão sobre as famílias em situação de necessidade. Todos os programas sociais do governo dedicam uma fatia expressiva dos seus recursos para Aparecida, na habitação, na assistência aos idosos e aos portadores de limitações, na Saúde básica, na busca pela segurança alimentar – mantivemos, por exemplo, as crianças atendidas pela merenda escolar mesmo com os colégios estaduais com as aulas suspensas pela pandemia, auxílio que agora acabamos de transformar em um pagamento mensal em dinheiro, através da praticidade do cartão magnético para saques. Em outra frente, os trabalhos prosseguem na implantação dos Linhões da Saneago. As obras tiveram início em janeiro de 2020 e duas etapas já foram finalizadas. A previsão é de que todo o sistema esteja concluído até 2024.
DA – O desvio da BR-153 é uma reivindicação histórica de Aparecida e, de resto, da região metropolitana, pelos benefícios que trará para o desenvolvimento dos municípios hoje cortados pela rodovia. Quais perspectivas para a implantação dessa obra?
CAIADO – Eu comprei essa briga. Estive em Brasília para uma reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas. Duas dezenas de autoridades políticas estaduais estiveram presentes, inclusive a bancada federal, além de representantes classistas. O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, também compareceu. Acertamos com o ministro uma série de providências, inclusive ampliando o trajeto do desvio para 65 quilômetros, o que vai aliviar o tráfego pesado em toda a região metropolitana. Sei que, para Aparecida, essa obra tem um enorme peso estratégico, não só para poupar preciosas vidas perdidas em acidentes no atual percurso, como para destravar a expansão industrial do município e gerar mais empregos e renda.

“Comprei a briga pelo desvio da BR-153”

DA – Mas será que agora o desvio da BR-153 sai?
CAIADO – Já são 25 anos passados desde que essa obra começou a ser reivindicada. Está na hora de um desfecho e de dar fluidez principalmente na ligação entre Goiânia e Aparecida. Tenho convicção de que em breve teremos novidades, mesmo porque Goiás mostrou unidade ao somar forças das classes política e empresarial na busca de solução para esse problema, que afeta uma parcela considerável das goianas e dos goianos. Com maturidade, estamos cobrando do governo federal, de forma conjunta e suprapartidária, uma solução, participando também diretamente do encaminhamento do projeto junto à atual concessionária do trecho.

DA – Qual a sua mensagem para o povo aparecidense na data dos 99 anos de fundação do município e de abertura das comemorações do Centenário?
CAIADO – Eu tenho uma preocupação especial com Aparecida, pelas suas dimensões urbanas e pela enorme carência de soluções para a sua população, seja na área de infraestrutura, seja na Educação, seja na Saúde, na economia, em todos os setores, enfim. Por isso, os 99 anos de fundação do município e a aproximação do seu Centenário é a oportunidade perfeita para reafirmar nossos compromissos. Primeiro, até o final da nossa gestão, vamos concluir todas as obras em andamento. Não deixaremos nada para depois. É essa a concepção que eu tenho de administração pública. Começar e terminar. Cumprir os compromissos, ao contrário das gestões do passado que sequer repassavam os recursos obrigatórios para os municípios, transporte escolar, saúde e todos os demais. Nós pagamos em dia. E, segundo, garantir que estamos trabalhando para avançar em questões como a do Complexo Prisional, do ramo rodoviário, que vai tirar a BR-153 do meio da cidade, da educação profissionalizante e, nesse momento dramático que vivemos, cuidar do enfrentamento à Covid-19, que é algo que ainda perdurará por um longo tempo. Em todas essas áreas, Aparecida continuará tendo a nossa presença e a nossa determinação em atender ao que a sua população precisa para melhorar as suas condições de vida. A todos os moradores, apresento os meus cumprimentos sinceros pelo aniversário da cidade. Aparecida está no meu coração.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo