Notícias

Unifan realiza evento de medicina com participação de mais de quatro mil inscritos

A 7ª Jornada Acadêmica de Estudos da Saúde da Família, promovida pelo Centro Universitário Alfredo Nasser, foi realizada entre os dias 24 e 28 de maio, de forma remota, com o tema principal “Compaixão, União e Solidariedade: O desenvolvimento de um olhar compassivo à família do próximo”.

No evento, os acadêmicos do curso de Medicina do Centro Universitário Alfredo Nasser apresentaram os trabalhos produzidos durante o Módulo do curso Programa Integrado de Estudos da Saúde da Família (Pinesf), oportunidade em que eles puderam transmitir todas as propostas de intervenção que são utilizadas na adoção de um membro da família, seja idoso, criança, mulher. O Módulo estuda todos os integrantes da família, trabalhando com a prevenção, promoção e recuperação da saúde do indivíduo com as suas especificidades.

Nesse semestre, em função da pandemia da Covid-19, os alunos fizeram o acompanhamento dos pacientes através de uma sala virtual e ligações por vídeo, onde não deixaram de evidenciar a relação acadêmica do médico-paciente, trazendo o humanismo da prática médica e resgatando a identidade da medicina baseada em evidências.

A 7ª Jornada Acadêmica de Estudos da Saúde da Família contabilizou a adesão de 4.367 inscritos de participação em toda a semana do evento, além de alunos de outras instituições e de outros cursos da Saúde, bem como da comunidade.

A Jaesf é um evento científico idealizado pelo supervisor do Pinesf, professor Joede Alvarenga Luniere, realizado todo semestre, e que tem por objetivo expor, por meio de estudos baseados, sobre adoção e acompanhamento semanal de um membro da família.

A professora Kamylla Sejane Pouso Freitas é preceptora do módulo de Pinesf e esteve à frente na organização da Jornada. “Minha contribuição enquanto equipe do módulo foi estruturar o evento. A Jaesf demanda uma disciplina operacional grande, pois estamos falando de 4.367 inscritos, 56 avaliadores, 147 apresentações, 24 salas abertas, sendo três simultâneas com média diária de 600 visitantes. Para que haja harmonia e sejamos coesos com o que foi idealizado pelo supervisor Joede, o evento conta na sua construção com a participação das preceptoras e de alunos previamente selecionados”, comenta a docente.

Ao avaliar os resultados da Jornada, ela não poupou elogios. “Foi extremamente positiva. Nosso evento já nasceu grande. Esse semestre tivemos a oportunidade de ter conosco avaliadores médicos que são ex-alunos da instituição, e isso só atesta o nível dos egressos do Centro Universitário Alfredo Nasser, bem como é valiosa a Jaesf na formação acadêmica deles. É importante destacar que a Jornada Acadêmica de Estudos da Saúde da Família ultrapassou os muros da Unifan, pois tivemos participação de discentes advindos de outras instituições para prestigiar nosso evento”, destaca a preceptora.

“Não só a Jornada como também a matéria do Pinesf, eu vejo como essenciais para nossa formação acadêmica como médicos. A todo o momento somos instigados a buscarmos o melhor para os nossos pacientes, envolvendo conhecimentos teóricos e trabalhando nossa empatia e relações interpessoais. Além disso, a Jaesf nos insere no mundo científico de forma leve e comprometida, demonstrando que podemos apresentar tudo o que aprendemos e aplicamos, sem medo, pois temos a certeza de que fomos bem orientados”, ressalta a acadêmica de medicina da Unifan Mariana Palmeira Dias de Souza.

“A Jornada Acadêmica de Estudos da Saúde da Família foi uma experiência incrível. Acredito que este evento foi um sucesso completo, que se prova pelo número recorde de participantes, o que mostra que nossa instituição está ganhando espaço e isso para nós, alunos, é fundamental”, comenta a aluna do curso de Medicina Gabriela Costa.

“O que me chama atenção, não só nessa como em outras edições da Jornada, é como atitudes às vezes simples podem mudar a vida de um paciente e de sua família completamente. Estudo medicina, pois gosto de ajudar o próximo, e ao observar os trabalhos e até mesmo ao confeccionar o meu, conseguimos aprender inúmeras maneiras e caminhos para isso”, afirma a acadêmica de Medicina Débora Verdeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo