Aparecidenses reclamam de sujeira e descuido nas ruas do Jardim Imperial
Imagens de montes de lixo acumulado no Jardim Imperial foram enviadas ao Diário de Aparecida por três agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O excesso de entulhos e o mato alto geram indignação, medo, insegurança e expõem os cidadãos a um cenário de descuido total por parte da Prefeitura de Aparecida. A quantidade de descartes chama a atenção de quem passa pelas ruas Independência e Dom Pedro 1º.
A sujeira foi denunciada pelos agentes de combate a endemias Clésio Wilker, Roberto Braga e Sônia Linhares, os dois últimos são os profissionais responsáveis pela área supervisionada. Em vários pontos há animais mortos, cães abandonados, móveis, brinquedos, alimentos, restos de materiais de construção e vários pneus com água, o que se torna um alerta à população e ao próprio poder público municipal, que deveria investir em conscientização aos cidadãos sobre o descarte correto dos resíduos urbanos.
As fileiras de pneus cheios de água espalhados na expansão da Rua Independência, esquina com Rua Dom Pedro 1º, são perfeitas para a reprodução, proliferação e ciclo de vida completo do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
A Secretaria de Comunicação de Aparecida informou ao Diário de Aparecida que houve limpeza no Jardim Imperial várias vezes este ano, o que ratifica a necessidade de a gestão municipal formatar campanhas de conscientização e informação dos perigos de sujar o meio ambiente.
Explicações da prefeitura
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Aparecida de Goiânia (SDU) informa que o local mencionado recebeu as equipes de limpeza e recolhimento de entulhos quatro vezes somente este ano, mas que irá inserir no cronograma para realizar o serviço nos próximos dias. A pasta ressalta que os moradores precisam ter consciência e devem evitar o descarte irregular em lotes baldios e margens de córregos.
E caso algum morador flagre o descarte, que é crime ambiental, pode fotografar ou filmar e denunciar pelo número: (62) 3238-7216 e WhatsApp (62) 9 8459-1661. Sobre os pneus, a Secretaria de Saúde de Aparecida informou que encaminhará uma equipe de coleta ao local nos próximos dias.